Decoração de Natal para condomínios

Vida nova para os enfeites natalinos.

Quem disse que vida de síndico se resume ao combate à inadimplência e outros assuntos espinhosos? Afinal, mais um final de ano se aproxima e é hora de deixar o condomínio decorado para o Natal.

Este será o primeiro final de ano em que a síndica Rosana Candreva poderá decorar seu condomínio, na Vila Mascote, com maior capricho. “Ano passado, fui síndica pela primeira vez e iniciei o mandato em dezembro. A árvore de Natal foi doação de um morador. Mas este ano quero inovar, abrir espaço para o novo, doando o que temos no condomínio guardado, que são itens antigos”, aponta. Rosana fará visitas às lojas especializadas no início de novembro, acompanhada de duas conselheiras e uma moradora. Imagina também utilizar materiais recicláveis na decoração, para lembrar aos moradores a importância da sustentabilidade. E sabe que trabalho não faltará para deixar o condomínio como imagina: “Adivinha quem será responsável pela montagem dos enfeites? Síndica e conselho, sem dúvida!”.

A experiente síndica Ana Josefa Severino Pereira também dá a máxima importância à decoração de Natal do seu condomínio, com cinco torres e 168 apartamentos, localizado na zona Leste de São Paulo. Para este ano, Ana, que é síndica há seis, pretende colocar as cortinas de luzes (adquiridas pelo condomínio há alguns anos, padronizando a decoração) de maneira diferente, formando uma árvore de Natal em cada torre. “Aqui os moradores aguardam o final do ano, porque sabem que a decoração de Natal não pode faltar. Utilizo materiais de anos anteriores, mas sempre incremento com itens novos”, conta. Substituindo os enfeites de lugar, Ana dá outra cara ao material existente. A árvore construída com garrafas PET, colocada no Natal passado dentro do espelho d’água, por exemplo, este ano será montada do lado de fora do condomínio, próximo à entrada de veículos.

Para facilitar a vida do síndico, uma opção é contratar uma empresa especializada em decoração natalina. Projetos para áreas externas utilizam materiais que resistem ao tempo e são feitos sob encomenda. “É ideal para condomínios que buscam originalidade e não querem repetir a decoração todos os anos”, explica Cecília Dale, responsável pela decoração de grandes shoppings da cidade, como Cidade Jardim e Higienópolis. Alugando a decoração, o condomínio elimina o problema da desmontagem e de espaço para armazenagem do material até o Natal seguinte.

Para as árvores dos halls de entrada, Cecília comenta que sua rede de lojas conta com arquitetos que dão assessoria aos síndicos, orientando quanto ao estilo e tamanho ideal da árvore para o espaço disponível. “Um arquiteto dá a proporcionalidade ao projeto, analisando que tamanho de árvore é ideal para cada tipo de ambiente. Há algumas maneiras de deixá-las ainda mais importantes no espaço, como colocar sobre um cachepô, ou mesmo no caso de grandes espaços, sobre estruturas maiores, como um trem de brinquedo ou um urso gigante”, orienta.

Caso o próprio condomínio opte pela montagem da árvore, Cecília Dale orienta a colocar em primeiro lugar as luzes. Segundo Cecília, é a partir da árvore iluminada que se consegue visualizar os “buracos” escuros para colocar os enfeites maiores, e onde estão os focos de luz para pendurar os enfeites que se quer destacar. “O bacana do Natal é que vale tudo, podemos misturar enfeites da coleção passada, fazer outros a partir de materiais naturais como pinhas, desde que mantenhamos as mesmas cores e o mesmo tema”, define. A tendência para este ano aponta para o marrom, o cobre e o dourado, “dando um tom muito chique e sofisticado ao Natal, fugindo do tradicional verde e vermelho”.

Matéria publicada na Edição 151 de outubro de 2010 da Revista Direcional Condomínios.

Autor