Decoração, iluminação e paisagismo na ambientação das áreas comuns dos condomínios

Quem não gosta de entrar em um condomínio e ver uma ampla área de convivência bem decorada e ajardinada? A decoração e o paisagismo são indispensáveis ao bom aproveitamento dos ambientes dos condomínios para o bem-estar dos moradores e visitantes.

Na decoração, o hall de entrada merece um destaque, pois o objetivo é impressionar logo de cara, além de cumprir a função de dar as boas-vindas a quem chega. Esse hall é o cartão de visita do condomínio, por isso, dar-lhe uma atenção especial é de extrema importância. Mas lembrem-se: O hall de entrada serve de passagem e não como local de reuniões e encontros, assim, é interessante tornar esse espaço elegante e atraente, não necessariamente confortável, indicando a quem passa que o ambiente é realmente utilizado apenas para o tráfego.

Outro recinto onde se torna imprescindível uma excelente decoração é o salão de festas, local que recebe moradores e convidados. Recomenda-se caracterizar esse ambiente para que dê boa impressão a quem chega, ao mesmo tempo em que ofereça conforto e funcionalidade, pois as pessoas passam em média de quatro a seis horas no local.

Um fator que merece ênfase é a iluminação, pois esta auxilia na valorização do projeto e do ambiente. Através da manipulação da luz natural e/ou artificial, conseguimos criar espaços e transmitir conforto e leveza ao ambiente. As escolhas e formas de uso são variadas: A iluminação pode ser geral ou indireta, em vários planos, no teto, parede e piso, em arandelas e lustres.

Por fim, o paisagismo virou hoje sinônimo de qualidade de vida. Afinal, através de um estudo paisagístico, é possível criar ambientes mais agradáveis à convivência, tanto para os adultos, os jovens, as crianças, quanto para os idosos, aproveitando de maneira eficiente as áreas de uso comum nos condomínios.

Esses espaços podem ainda ser mais valorizados estimulando-se seu uso, como, por exemplo, propondo que cada família adote uma parte da área verde. Ela pode plantar uma árvore e ajudar, assim, a tornar o espaço mais sustentável, agradável e, ao mesmo tempo, se envolver com o crescimento de sua planta.

O verde nesses locais proporciona um recinto mais acolhedor, contribuindo para o bem-estar das pessoas que vivem no condomínio. Tendo isso em vista, vale ressaltar que uma decoração e paisagismo bem planejados, com apoio da iluminação e a manutenção adequada, têm despontado como um grande agregador de valor, podendo valorizar o empreendimento entre 10% e 30%.

Não reproduza o conteúdo sem autorização do Grupo Direcional. Este site está protegido pela Lei de Direitos Autorais. (Lei 9610 de 19/02/1998), sua reprodução total ou parcial é proibida nos termos da Lei.

Autor