Na tribuna, Rodrigo Karpat, entre o Deputado Altair Moraes, Chen Gilad e Ricardo Karpat
O Dia do Síndico foi comemorado com a grandiosidade que a categoria merece na noite de ontem (11/11), na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo). Organizado pelo Universo Condomínio, que tem à frente o advogado especializado em direito imobiliário Rodrigo Karpat, o evento, gratuito, havia recebido quase 700 inscrições de síndicos orgânicos e profissionais. Os homenageados que compareceram ao evento foram recepcionados com um saboroso bufê, para um momento de networking e descontração. Foi disponibilizado até um serviço de massagem podal com experiência em realidade virtual para desestressar da correria cotidiana.
Após a acolhida calorosa, seguiu-se à solenidade no Plenário JK, onde síndicos e representantes do setor ocuparam os assentos do primeiro andar e da galeria. Já na tribuna, compuseram a mesa, entre outros, Rodrigo Karpat, Ricardo Karpat (Gábor), Altair Moraes (Deputado Estadual – Republicanos) e Chen Gilad (CEO da Haganá), que discorreram sobre a importância do trabalho dos síndicos nos condomínios e na sociedade. Dentre alguns convidados que discursaram brevemente, a advogada condominialista Mariana Guidoni, que é deficiente física, chamou a atenção da plateia para a adoção de mais medidas inclusivas em condomínios, necessárias também à população que está envelhecendo e passa a lidar com restrições de locomoção, e, ainda, mencionou a existência de aplicativos que facilitam a comunicação com pessoas que têm deficiências.
Outro momento do ato solene foi a entrega de placas de homenagem ao Dia do Síndico para representantes da categoria que compuseram a banca, como os síndicos Ana Pacheco, André Rocha, Bruna Mathias, Emerson Santana, Lena Mota e Roger Próspero. Após o encerramento das homenagens, houve o aguardado sorteio de brindes concedidos pelas empresas apoiadoras do evento. E, na saída do evento, todos os síndicos receberam certificado timbrado de participação.
À Direcional Condomínios, Rodrigo Karpat declarou que homenagear os síndicos com um evento desse porte é promover reconhecimento ao trabalho árduo que eles desenvolvem dentro dos condomínios em prol da sociedade. “Os deputados estaduais são eleitos pelo povo; e dentro dos condomínios, os síndicos são eleitos pelos seus pares. Então, existem analogias entre a situação política, portanto nada mais pertinente do que uma homenagem oficial na Alesp, em que os síndicos recebem um certificado de participação dessa sessão”, compara o advogado, residente da Comissão Especial de Direito Condominial no Conselho Federal da OAB e Presidente da Comissão de Direito Condominial da OAB/SP.
Rodrigo observa que, infelizmente, muitas vezes o síndico é procurado somente para resolver problemas, daí a importância de mostrar que seu valor abrange mais do que isso. “A partir do momento em que você presta uma homenagem, você dá um carinho merecido, mas também mostra para ele o quanto ele é importante e o fortalece para o dia a dia. Como o Dia do Síndico cai em novembro, celebrado no dia 30, em uma época do ano em que todo mundo já trabalhou muito e está cansado, acreditamos que esse evento seja um gás a mais para terminar o ano positivamente”, finaliza.
Autor
-
Jornalista apaixonada desde sempre por revistas, por gente, pelas boas histórias, e, nos últimos anos, seduzida pelo instigante universo condominial.