Bancos e mesas em madeira, decks de piscina e pergolados expostos às intempéries nas áreas comuns dos condomínios podem e devem ser recuperados. O síndico Wolfram Werther ensina como fazer a sua recuperação na entrevista a seguir, sugerindo procedimentos que deveriam fazer parte da manutenção preventiva, mas ainda possíveis de serem adotados para o próximo verão.
1 – Como deve ser o tratamento do mobiliário externo do condomínio?
O mobiliário de madeira, como cadeiras e mesas que ficam ao relento, pegando sol e chuva, precisa de tratamento especial e constante. Sempre que a pintura estiver desgastada, e isso costuma ocorrer em menos de um ano, recomendo aos síndicos orientar os profissionais da manutenção da seguinte forma:
– Remover completamente a pintura (tinta ou verniz) existente. Atualmente há um produto no mercado que, ao ser aplicado, “dissolve” rapidamente tintas e verniz sem necessidade de lixamento! Após a sua aplicação basta raspar a tinta/verniz enrugado;
– Lixar a madeira crua para tirar a porosidade, remover eventuais lasquinhas (que podem machucar), deixando a superfície bem lisa;
– Aplicar o acabamento que desejar, conforme orientação do fabricante. Porém, não indico o verniz, mas sim outro acabamento especial disponível hoje no mercado para madeiras. É uma solução específica que penetra na madeira, protege contra a umidade e possui ação fungicida. Seu acabamento, em cores variadas, é fosco, diferente do verniz, que deixa a madeira mais escorregadia e pode causar acidentes! Além disso, o verniz é mais sensível às intempéries e, a sua manutenção, mais demorada e cara. Ele deixa o mobiliário mais brilhante e, para muitos, bonito, mas esse efeito rapidamente se perde. Já o acabamento especial que temos utilizado apresenta a vantagem de se poder passar outra demão do produto (há vários tons de madeira), no momento que o condomínio desejar, sem grande pré-tratamento. Por exemplo: Se a cor da mesa ficar pálida depois de alguns meses, basta passar uma nova demão deste material por cima.
Recomendo fazer essa manutenção durante todo ano, regularmente. Todo mês tratar de um mobiliário. Assim tudo fica sempre em bom estado, o ano todo. Confira nas fotos a seguir.
A. Imagem de banco antes da recuperação (Foto Wolfram Werther)
B. Imagem do banco após a recuperação (Foto Wolfram Werther)
2 – E a conservação do deck da piscina e de pergolados?
Pergolados, outros objetos de madeira e, principalmente, decks de piscina podem seguir o tratamento acima. No caso da piscina, por molhar mais, a atenção deve ser redobrada. Geralmente um tratamento na primavera é suficiente, mas eventualmente é bom fazer um reforço no meio do verão.
3 – Como recuperar instalações em madeira danificadas?
Se uma manutenção de deck de madeira e de mobiliário for feita regularmente e adequadamente, essas peças duram muitos anos. Eventualmente uma ou outra parte deve ser trocada, como uma tábua de um deck de piscina. As cavilhas (“botões” de madeira usados para tampar os buraquinhos dos parafusos que fixam o deck) podem soltar com facilidade e devem ser sempre repostas e bem encaixadas. Lascas podem ser tiradas com um formão e depois bem lixadas. Em “buracos” maiores, é possível usar massa para madeira, seguindo sempre orientação do fabricante, conforme consta na embalagem.
O importante é não deixar chegar a situações extremas, pois isso onera muito o reparo. Manutenção preventiva, e em espaço de tempo mais curto, é necessária. Busque orientação com fabricantes de tintas e vernizes, que já dispõem de produtos excelentes, de fácil aplicação, duráveis e relativamente econômicos.
Matéria publicada na edição – 251 – novembro-dezembro/2019 da Revista Direcional Condomínios
Não reproduza o conteúdo sem autorização do Grupo Direcional. Este site está protegido pela Lei de Direitos Autorais. (Lei 9610 de 19/02/1998), sua reprodução total ou parcial é proibida nos termos da Lei.