O Programa de Controle Reprodutivo de Cães e Gatos realiza cirurgias de esterilização (castração) gratuitas, por meio de ONG’s conveniadas e Clínicas Veterinárias contratadas junto à Prefeitura do Município de São Paulo. A esterilização é um método cirúrgico pelo qual o médico veterinário (e só ele) retira os órgãos reprodutores. Para esse procedimento, o cão ou gato recebe anestesia geral, o que assegura que ele não sentirá dor. Nos machos, são os testículos (orquiectomia); nas fêmeas, os ovários e o útero (ovariohisterectomia).
As ONG’s credenciadas realizam as cirurgias em forma de mutirões, que ocorrem mensalmente em várias regiões da cidade (definidas como prioritárias). Para os mutirões, há o cadastro prévio com orientação para a cirurgia. Para saber datas e locais, o interessado deve contatar o Centro de Controle de Zoonoses no início de cada mês, pelo telefone (11) 3397-8900. As clínicas veterinárias contratadas estão localizadas na zona leste (Vila Matilde, Arthur Alvim, Vila Prudente, Sapopemba, São Mateus e Guaianases ), oeste (Jaraguá), sul (Cidade Dutra e Parelheiros) e norte (Vila Maria, Vila Gustavo, Parada Inglesa e Imirim).
Para realizar a cirurgia em clínica veterinária contratada pelo Programa, o proprietário do animal deverá se dirigir ao Centro de Controle de Zoonoses/CCZ (Rua Santa Eulália, 86, Santana), de segunda a sábado, das 8h às 18h. A retirada do Termo de Encaminhamento para cirurgia pode ser feita no CCZ ou em uma das praças de atendimento (endereços abaixo) que funcionam de segunda a sexta-feira das 9h às 15h (com exceção de Parelheiros, que funciona a partir das 10h).
– SUVIS São Mateus (Av. Ragueb Choffi, 1400);
– SUVIS Parelheiros (Rua Cristina Schunck Klein, 23) ;
– SUVIS Ermelino Matarazzo (Av. São Miguel, 5977);
– SUVIS Freguesia do Ó (Rua Chico de Paula, 238);
– SUVIS Cidade Ademar/Santo Amaro (Rua Maria Cuofono Salzano, 185) ;
– SUVIS Guaianases (Rua Hipólito de Camargo, 180) ;
– SUVIS Mooca (Rua Mooca/Aricanduva (Rua dos Trilhos, 869),
– SUVIS Cidade Tiradentes (Rua do Iguatemi, 2751);
– SUVIS Butantã (Av. Caxingui, 658/656).
O Termo de Encaminhamento para cirurgia é emitido mediante apresentação de RG, CPF, comprovante de endereço atualizado do proprietário (deve ter mais de 18 anos de idade), e do comprovante de vacinação contra raiva, quando houver. Nesse momento também é feito o Registro Geral Animal/RGA gratuitamente. Não é necessário levar o animal ao CCZ ou às praças de atendimento.
Poderão ser cadastrados para fazer a cirurgia de esterilização até 10 animais por proprietário que, necessariamente, tem que morar no Município de São Paulo.
Após a retirada do Termo de Encaminhamento, o proprietário deve telefonar à clínica veterinária escolhida, dentre as contratadas pela Prefeitura, para agendamento da data da cirurgia, ocasião em que receberá todas as orientações referentes à operação. A vacina contra raiva, se necessária, também é gratuita.
Fonte: Coordenadora Especial de Comunicação da Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Paulo.
Mais informações: saudeimprensa@prefeitura.sp.gov.br. Tel.: (11) 3397-8900
São Paulo, 12 de julho de 2013