Os condomínios e a retomada das atividades: “Manual de reabertura”

O síndico profissional Paulo Mujano disponibiliza, neste texto assinado por ele, o “Manual de Procedimentos de Reabertura dos espaços de uso coletivo no condomínio”, que preparou para orientar as ações nos empreendimentos residenciais que administra em São Paulo a partir do dia 15/06/2020. Desde o início da quarentena, no final de março de 2020, as medidas que adotou nesses condomínios foram orientadas pelas portarias emitidas pelas autoridades do Estado e do Município, bem como pelas recomendações da Anvisa e da OMS (Organização Mundial da Saúde).

síndico profissional Paulo Mujano

Para realizarmos a reabertura de alguns espaços no condomínio, é essencial que sejam adotados procedimentos de segurança, a fim de evitar a contaminação pelo novo Coronavírus (Covid-19). Para tanto a Administração e o Conselho se prepararam para este importante momento, tomando todas as medidas necessárias para receber os moradores nas áreas úteis do condomínio, de forma segura e responsável. A Administração e o Conselho elaboraram um manual básico de procedimentos, de acordo com orientações e informações dos órgãos oficiais de saúde, da OMS (Organização Mundial da Saúde), do Ministério da Saúde e Anvisa.

Segurança e cuidados na prevenção – um dever de todos

Com a complexidade dos cuidados adotados na reabertura de nossos espaços, devemos lembrar aos condôminos sua corresponsabilidade na garantia da segurança e prevenção nos processos que apresentaremos a seguir.

A reabertura dos espaços do condomínio não dispensa a obrigatoriedade de uso de máscaras nas áreas comuns do condomínio.

1. Procedimentos preparatórios

Principais ações já tomadas:

– Cuidados com higienização, prevenção e orientações aos colaboradores;

– Organização dos suprimentos de segurança (EPIs), álcool gel e produtos de limpeza;

– Organização do layout dos espaços a serem liberados e equipamentos,  quanto às limitações de atendimento;

– Desenvolvimento das novas regras de utilização dos espaços e validação com profissionais da saúde;

– Desenvolvimento do plano de comunicação com os condôminos.

2. Comunicação com os moradores

Após estarmos preparados para receber os condôminos de forma segura, devemos iniciar o trabalho de comunicação no que se refere às novas regras de utilização dos espaços e serviços de terceiros/professores, neste momento de flexibilização.

O que devemos comunicar

– Sobre o que será disponibilizado – áreas, horários, serviços/atividades;

– Regras de uso e cuidados – espaços, atividades, serviços, prevenção;

– Cuidados pessoais dos moradores – uso de máscara, higienização, grupo de risco e crianças.

Reforçar a prevenção é tão importante como o trabalho de comunicação no condomínio, essas são tarefas essenciais nesse momento.

Campanhas internas preventivas a serem desenvolvidas no condomínio

– Evite aglomerações;

– Use máscaras;

– Lave as mãos;

– Instruções para uso do elevador.

3. Cuidados com a limpeza

É importante alinhar com a equipe de limpeza a desinfecção constante de locais e objetos que são frequentemente tocados pelos moradores e colaboradores.

Limpeza e desinfecção

– As lixeiras do banheiro devem ser recolhidas com maior frequência;

– Nos bebedouros de água potável, instalação de dispenser para utilização de copos descartáveis ou garrafas apropriadas. Importante haver junto a cada bebedouro a fixação de dispensadores de álcool gel;

– Limpeza constante de maçanetas, mesas e cadeiras, corrimãos, banheiros e elevadores;

– Afixar representações gráficas nos banheiros sobre a maneira correta de lavar as mãos;

– Disponibilizar álcool em gel em locais estratégico. O álcool em gel (com concentração a partir de 70%) é um agente muito eficaz na proteção contra o novo Coronavírus, somado à prática de se lavar as mãos constantemente. De nada adianta higienizar vários pontos do condomínio se os moradores e colaboradores não estiverem com as próprias mãos higienizadas.

4. Portaria e controle de acesso

Diariamente, as portarias do condomínio têm um trânsito muito intenso de pessoas. Como o vírus se propaga através de fluídos e do contato com mão/rosto, essas áreas podem ser uma fonte de contágio.

Cuidados com portarias e acessos do condomínio

– No sistema de biometria é essencial realizar a higienização sistemática destes equipamentos e disponibilizar álcool gel para os entrantes nas portarias;

– Aos controladores de acessos que realizam atendimento próximo às catracas e portarias, é recomendado o uso de protetor facial em acetato;

– Oferecer máscaras descartáveis às pessoas, que no momento do acesso ao condomínio, não estejam com a sua proteção;

– Medir a temperatura de todos os entrantes pela portaria de serviço, utilizando termômetro do tipo eletrônico à distância. Caso seja constatada uma temperatura superior a 37,8 °C, a entrada somente será autorizada caso o morador da unidade visitada permita.

5. Espaços de atividades do condomínio

Primeira fase da flexibilização – 15/06/2020

Espaços Elegíveis:

– Quadras

– Piscinas

Regras de funcionamento:

Esses espaços poderão ser utilizados pelos moradores de cada unidade, através de agendamento.

– A lotação máxima: 08 moradores na quadra;

– Na quadra, será obrigatório o uso de máscara;

– Os agendamentos deverão ser realizados diretamente na administração das 8h às 17h de 2ª à 6ª, e aos sábados, das 8h às 12h;

– Cada agendamento terá o tempo máximo de 1 hora, limitado por uma unidade/família por vez;

– Nesta fase não será liberado a entrada de professores (personal trainer);

– Uso exclusivo para moradores (não será permitido convidados);

– Na piscina, adotar procedimento de limpeza e desinfecção constante, principalmente nos locais de grande contato – escadas e bordas da piscina. Repita o processo ao término de cada aula/treino;

– Disponibilizar, próximo à entrada da piscina, recipiente com álcool em gel a 70% para uso dos moradores e colaboradores;

– Orientar o uso de chinelos para a prática de aulas e atividades;

– Disponibilizar suportes para que cada morador possa pendurar sua toalha.

Uso não recomendado nesta fase: Pessoas dos grupos de risco

(Idosos, grávidas e portadores de doenças crônicas como diabetes, hipertensão, asma etc.)
Moradores pertencentes a este grupo são mais suscetíveis a complicações no contágio do novo Coronavírus. Neste sentido, devemos recomendar a estes condôminos que permaneçam um pouco mais na segurança de seus apartamentos, aguardando um segundo momento, em que a possibilidade de contaminação esteja bem reduzida e controlada.

Segunda fase da flexibilização – 21/06/2020

Espaços elegíveis:

Academia.

Regras de funcionamento:

– Neste espaço, o número de pessoas também será limitado, tendo como referência a medida 16m² para cada um (capacidade máxima com segurança);

– Os espaços de treino terão marcação no piso, estabelecendo a distância mínima de 1,5m entre os equipamentos;

– kits de limpeza e higienização – álcool gel, toalhas de papel e borrifadores com álcool 70% – serão distribuídos estrategicamente nestes espaços, para uso dos moradores na higienização de acessórios e equipamentos de treino;

– Durante o horário de funcionamento das salas, ampliaremos o número de intervenções de limpeza e desinfecção nestes espaços;

– Os espaços poderão ser utilizados pelos moradores de cada unidade, através de agendamento;

– Os agendamentos deverão ser realizados diretamente na portaria das 8h às 17h, de 2ª à 6ª, e aos sábados, das 8h às 12h;

– Cada agendamento terá o tempo máximo de 1 hora, limitado por uma unidade/família por vez;

– Nesta fase não será liberada a entrada de professores (personal trainer);

– Uso exclusivo para moradores (não será permitido convidados).

Termo de ciência e responsabilidade de riscos e procedimentos para uso da academia no período da pandemia

Pelo presente, declaro para todos os fins de direito e sob as penas da Lei, que tenho plena ciência da pandemia atualmente existente e declarada pela OMS em decorrência do novo Coronavírus, causador da doença Covid-19.

Declaro ainda que, por minha conta e risco, solicito o uso do espaço da academia do condomínio à administração e que me comprometo a somente utilizar o espaço se houver no máximo xx [a definir] pessoas.

Outrossim, me comprometo a realizar a limpeza com os produtos disponibilizados pelo condomínio para desinfecção antes e depois do uso, estando plenamente ciente de que tal limpeza não elimina os riscos de contágio pelo Coronavírus, além de outras doenças, uma vez que o referido espaço é compartilhado com outros moradores.

Declaro também que estou em plenas condições de saúde e apto a realizar atividades físicas, bem como de que não sou portador de nenhuma moléstia infectocontagiosa que possa prejudicar os demais frequentadores.

Por fim e desde logo isento o condomínio e o corpo diretivo de qualquer tipo de responsabilidade ou ocorrência por eventuais danos e prejuízos que possa vir a sofrer em razão da disponibilização do espaço da academia e de seus equipamentos por mim solicitada, me comprometendo a informar à administração qualquer irregularidade observada no uso por terceiros que possa colocar em risco a integridade física dos demais moradores.

Por ser verdade, firmo a presente;

Nome: __________________________________RG._________________
Bloco _____ Apto. _____Condomínio______________________________

Espaços continuarão fechados: Parquinho & Brinquedoteca
As crianças estão constantemente se movimentando, indo de uma parte para outra, e, nesse período, provavelmente toquem no rosto. Portanto, se elas tocarem em uma superfície contaminada, as chances de serem infectadas são muito altas. Desta forma, até que o índice de contaminação pela Covid-19 esteja absolutamente controlado, manteremos parquinhos e brinquedotecas fechados.

Terceira fase da flexibilização (a definir)

Espaços elegíveis:

– Salão de festas

– Churrasqueiras

– Salão de Jogos

– Sauna

– Espaço Zen 

Como a recomendação das autoridades sanitárias e especialistas em infectologia contra o Coronavírus diz respeito a um distanciamento social, esses espaços serão reabertos de acordo com as orientações dos especialistas. E sofrerá sérias restrições de uso em prol do interesse, salubridade e bem-estar coletivos. Devendo, quando possível sua liberação, ser limitado o número de pessoas e o distanciamento entre as mesas e demais orientações ainda em estudo pelos especialistas.

6. Orientação para a equipe

Cuidados com os colaboradores – funcionários

O colaborador deve ser o centro do cuidado por parte do conselho de administração. Eles devem ter toda a atenção. Cuide da saúde física e mental dos funcionários. Esteja próximo para dar confiança e segurança e lembre-se sempre que trabalho em equipe é fundamental.

No deslocamento do colaborador até o trabalho

– Recomenda-se o uso de máscara durante o trajeto;

– Sempre que possível, manter distância segura de outras pessoas;

– Evitar levar as mãos ao rosto antes de higienizá-las;

– Ao tocar superfícies com grande contato, higienizar as mãos o mais rapidamente possível.

Ações de capacitação e informações preventivas

– Intensificar a comunicação interna em torno de medidas de prevenção e observar a importância de cuidados básicos com a saúde;

– Quanto mais informados os colaboradores, menos motivos para fake news e medo;

– Promover palestras com orientações sobre o uso e cuidados com EPIs;

– Treinamento dos colaboradores operacionais responsáveis pela conservação e limpeza, com ênfase nas novas atividades e suas particularidades.

Refeitórios

– Redefina a capacidade de atendimento no refeitório;

– Flexibilize os horários da refeição dos colaboradores;

– De acordo com o distanciamento recomendado, as mesas e cadeiras dos refeitórios devem ter seu layout adequado;

– Utilize copos descartáveis ou copos individualizados.

Cuidados e procedimentos de limpeza, higienização e desinfecção

Segundo a Anvisa, as pessoas responsáveis pela limpeza, gerenciamento de resíduos sólidos e efluentes sanitários devem manter os procedimentos operacionais padronizados (POP), incluindo o uso de EPI, descritos, atualizados e acessíveis.

No ambiente de trabalho

– Ao tossir ou espirrar, vire-se de lado e coloque o antebraço junto à boca;

– Evite aglomerações e ambientes fechados e mantenha distância social de ao menos um metro e meio;

– Procure manter os ambientes ventilados;

– Não compartilhe objetos de uso pessoal, como canetas, lápis, copos, celular etc.;

– Mantenha as superfícies livres de adornos e os objetos de trabalho limpos;

– Mantenha a higiene das mãos, rosto e cabelos;

– Evite levar as mãos à boca, nariz e olhos antes de estarem limpas;

Atenção: Antes de manusear objetos de uso compartilhado, lave suas mãos. A Anvisa alerta que é fundamental higienizar as mãos com água e sabão ou álcool gel antes e após usar a máscara. Isso independe de quem faz uso do acessório (se tem ou não tem sintomas da Covid-19).

– Com as mãos lavadas, é preciso colocar a máscara sobre o rosto de modo que cubra tanto queixo quanto nariz;

– A máscara não pode ficar frouxa no rosto. Para isso, use o acessório de metal na parte superior da máscara para aderi-la ao nariz, evitando entrada e saída de ar;

– Durante uso, não se deve tocar na máscara. Por isso, não é recomendado tirar e colocar a máscara, nem que ela seja removida durante a fala; 

– Quando for retirar a máscara, a pessoa não deve encostar a mão no tecido, apenas nas alças laterais que ficam acopladas à orelha;

– Já a máscara de pano precisa ser lavada, sempre depois de utilizada. Use água e sabão ou deixe de molho, por 30 minutos, numa solução de água com água sanitária. Depois, é só deixar secar;

– Para o descarte é preciso usar dois saquinhos plásticos – um dentro do outro. Ao retirar a máscara do rosto, segure apenas pelo elástico e lave as mãos antes e depois. Com a máscara dentro do saquinho, é só amarrar bem e jogar no lixo do banheiro;

– Nunca varrer superfícies a seco, pois esse ato favorece a dispersão de microrganismos que são veiculados pelas partículas de pó. Se for necessário, deve ser utilizada a técnica de varredura úmida;

– Limpar todas as superfícies de trabalho como mesas e balcões diariamente, bem como as superfícies potencialmente contaminadas, tais como cadeiras/ poltronas, corrimãos, maçanetas, apoios de braços, encostos, bandejas, interruptores de luz e ar, controles remotos, paredes adjacentes, portas e janelas, com produtos autorizados para este fim;

– Não utilizar adornos (anéis, pulseiras, relógios, colares, piercings, brincos) durante a realização dos procedimentos de limpeza;

– Manter os cabelos presos, barba feita ou aparada e protegida, unhas limpas e aparadas; os calçados devem ser fechados e impermeáveis; lembrar que o uso de luvas não substitui a higiene adequada das mãos com água e sabão; o uso de álcool gel 70% é pertinente após higiene adequada das mãos;

– Friccionar as superfícies com pano embebido com água e detergente neutro ou enzimático, entre outros de igual ou superior eficiência;

– Após o procedimento de limpeza e desinfecção, nunca tocar desnecessariamente superfícies, equipamentos, utensílios ou materiais (tais como telefones, maçanetas, portas) enquanto estiver com luvas, para evitar a transferência de microrganismos para outros ambientes e pessoas.

Responsabilidade, segurança e prevenção

Contamos com a colaboração de todos que aguardaram ansiosos por este momento, e pedimos mais uma vez sua atenção e o comprometimento neste processo de reabertura dos espaços.

Paulo Mujano

Síndico profissional de condomínios em São Paulo.
Mais informações: sindicomujano@gmail.com

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