Quais ferramentas de qualidade podem ajudar o síndico na sua gestão? (Parte 1)

Apesar de os condomínios não serem empresas, na essência eles contêm praticamente os mesmos elementos de administração. Neste texto, fazemos uma introdução sobre as ferramentas da moderna gestão empresarial que podem auxiliar o planejamento do trabalho do síndico.

Assim como faria em uma empresa, o síndico também administra no condomínio os empregados, prestadores de serviços, orçamentos, prestação de contas, CNPJ, folha de pagamentos, entre muitos outros. E, de igual maneira a uma empresa, pode utilizar ferramentas empresarias para facilitar a sua gestão.

As ferramentas de qualidade, por exemplo, são claramente aplicáveis à vida condominial. Elas representam nada mais do que algumas técnicas com o objetivo de auxiliar no controle dos processos e, inclusive, nas tomadas de decisões.

Com elas é possível planejar, definir, mensurar, analisar e propor medidas de solução de problemas que interferem no dia a dia do condomínio.

Entre elas, podemos citar: o PDCA (sigla para o processo de Planejar, Fazer, Verificar e Agir); a análise SWOT; o Fluxograma de Processos; o POP (Padrões Operacionais); além do Plano de Ação, Avaliação de Desempenho e tantas outras ferramentas.

Mas nada disso funcionará se a “empresa condomínio” não estiver calçada nos valores básicos dos Pilares da Gestão pela Qualidade:

  • Foco no cliente > Condômino;
  • Liderança proativa > Por parte do Corpo Diretivo: Síndico, Subsíndicos e Conselheiros conectados de forma harmônica;
  • Melhoria contínua > Planejamento de curto, médio e longo prazo;
  • Decisão baseada em fatos > Foco e objetividade;
  • Boa relação com os fornecedores > Parcerias com empresas idôneas, com o mesmo perfil do condomínio e gestão;
  • Visão sistêmica > Enxergar o todo pelas partes que o formam;
  • Gerenciamento por processos > Otimizar para gerar valor;
  • Conscientização de todos os colaboradores > Gestão, Funcionários, Parceiros e Condôminos.

Como tudo que buscamos fazer com comprometimento e seriedade, a gestão do condomínio com o uso dessas ferramentas exige conhecimento e dedicação. Mas, depois de implementadas, garanto que os síndicos não vão querer deixar de lado esta forma organizada de auxiliar administrativamente a gestão.

Nos próximos artigos, começaremos a desdobrar esse mundo do gerenciamento através das Ferramentas de Qualidade. Aguardem!


Não reproduza o conteúdo sem autorização do Grupo Direcional. Este site está protegido pela Lei de Direitos Autorais. (Lei 9610 de 19/02/1998), sua reprodução total ou parcial é proibida nos termos da Lei.


Autor

  • Nilvea Alcalai

    Síndica profissional, foi gerente de controladoria em uma multinacional brasileira. É especializada em Qualidade e tem pós-graduação em Marketing e Gestão de Negócios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − dezesseis =