Há pouco mais de um ano a reportagem da Direcional Condomínios conheceu os serviços de renovação do espaço fitness do Edifício Id Jardins, localizado na Bela Vista, região da Av. Paulista, em São Paulo.
O gerente predial Juliano Marinho e a academia renovada do Condomínio ID jardins
Prédio com cerca de 15 anos, o ID possui 78 apartamentos e apostou em novos equipamentos (como a estação de musculação), piso, mobiliário e cobertura, para impulsionar o uso do ambiente e beneficiar os moradores.
A academia foi reinaugurada em dezembro de 2019 e, como nos demais condomínios, acabou fechada entre março e agosto de 2020, no período mais rigoroso da quarentena do novo Coronavírus. O pacote de reformas incluiu a modernização dos banheiros e foi custeado por uma reserva financeira do prédio, sem necessidade de rateio extra, afirma o gerente predial Juliano Marinho.
Um dos destaques da renovação é o novo piso, um vinílico especial para superfícies de alto tráfego, de 3mm, que substituiu o padrão “doméstico” anterior, que fora instalado pela construtora. Segundo Juliano, o novo vinílico está atendendo bem ao fluxo de usuários da academia.
Manutenção, bem-estar & valorização patrimonial
– A síndica orgânica Cristiane Bittencourt Reis (foto) vem escrevendo uma série de artigos para o site da Direcional Condomínios, acerca dos cuidados com a conservação diária dos prédios e sua consequente valorização patrimonial. Gestora do Condomínio Edifício Ilha Guadeloupe, residencial de 32 unidades localizado na Vila Madalena, em São Paulo, Cristiane abordou recentemente a conservação da academia. “O ideal é dispormos de um ambiente claro, limpo, organizado, bem equipado e com regras claras de convivência”, redigiu. Ela destacou também a necessidade de contratação de manutenção periódica”, para evitar “a desativação do aparelho” e a deterioração de “um bem patrimonial”. “É importante ainda investir na iluminação, em espelhos e na ventilação, itens que colaboram bastante para o conforto no momento do treino.” Afinal, a academia ajuda “a promover a saúde mental e física dos condôminos”.
“A reforma veio para aumentar a comodidade dos moradores”
Ampliação física, novos equipamentos, piso, mobiliário e iluminação: Espaço do Residencial C’D’Doro foi repaginado 5 anos depois da implantação do prédio.
O que leva um condomínio implantado há apenas cinco anos a repaginar seu espaço fitness? “A academia era muito pequena para a quantidade de apartamentos, então a reforma veio para aumentar a comodidade dos moradores”, diz o síndico profissional Paulo Henrique de Moraes, ao justificar os investimentos que deram um upgrade ao espaço do Condomínio Ca’D’Oro, no centro de São Paulo. O empreendimento possui 374 apartamentos e opera próximo ao conceito de hotelaria, com gerente concierge.
As mudanças ocorreram no final de 2019 com ampliação do espaço físico, instalação de novo piso (um emborrachado com amortecimento de impacto e atenuação acústica) e compra de novos equipamentos (aparelho abdutor, flexor e extensor, bike spin e esteiras profissionais). Também houve renovação do mobiliário, da iluminação e de elementos decorativos.
Os trabalhos foram concluídos em janeiro de 2020, quando a academia foi reaberta com mais equipamentos, conforto ambiental e suportes para bolas e pesos. “A academia ganhou um perfil mais funcional, essa foi uma das razões da modernização”, destaca o síndico. Em março veio novo fechamento, desta vez motivado pela pandemia da Covid-19. A sua retomada aconteceu no mês de agosto, sob protocolo de prevenção à doença: Reserva de horários, proibição da presença de personal trainer, higienização etc.
Matéria publicada na edição – 263 – jan/2021 da Revista Direcional Condomínios
Não reproduza o conteúdo sem autorização do Grupo Direcional. Este site está protegido pela Lei de Direitos Autorais. (Lei 9610 de 19/02/1998), sua reprodução total ou parcial é proibida nos termos da Lei.