O mundo mudou com a pandemia. E o mercado condominial?

Em 1918 iniciou uma grande pandemia no mundo: a gripe espanhola. Infelizmente, estima-se que morreram em torno de 50 milhões de pessoas, terminando em 1920. O que mais se ouvia falar na época era “que iremos voltar a um novo normal”. Os políticos usaram muito essa campanha dizendo que fariam as coisas certas para que isso não voltasse a acontecer e, se acontecesse, o povo estaria preparado.

Logo no início de 1920 começou de fato um novo momento para o mundo, as pessoas estavam há muito tempo trancadas em suas casas, passando por um momento de muita solidão social e começaram a surgir tecnologias que contribuíram para um grande desenvolvimento cultural e social da época.

Foi naquele ano que surgiu a primeira emissora de rádio dos EUA e isso começou a aproximar as pessoas. A sociedade, pela primeira vez, começou a ter informações dentro de suas casas, dentro dos bares, dentro dos restaurantes, nas praças, nos campos de futebol… O cinema ganhou força e se tornou um grande ponto de encontro da sociedade.

Também logo após o fim da pandemia a vida das pessoas ficou mais fácil com o surgimento de muitas indústrias de eletrodomésticos, como a televisão, geladeira, fogão elétrico, máquina de lavar roupas…

As pessoas queriam de uma vez por todas viver bem e gostaram muito da modernidade entrando nas suas casas.

E agora, o que vai mudar no mercado condominial pós-pandemia do Coronavírus?

O home office veio para se tornar algo normal no mercado condominial. Por quê? Muitas empresas já decidiram que terão essa modalidade de trabalho de forma definitiva, mesmo quando a pandemia acabar. Com isso as pessoas estão trocando o tempo que levavam para se locomover para o trabalho, por ficar com a sua família e fazer coisas que não estavam acostumadas, como caminhar, fazer exercícios, levar as crianças no parque… Então, os apartamentos estão se dividindo em local de moradia e trabalho, aquele quartinho da bagunça agora virou o escritório oficial onde precisa ter uma internet mega power, uma iluminação diferente do que tinha, um ar-condicionado, um isolamento acústico… 

As academias antes eram um espaço que muitas vezes estavam vazias, agora estão começando a ter mais adeptos. Por quê? Os condôminos estão com mais tempo e usando esse tempo para seu bem-estar. Com isso surgiram grandes aplicativos que ajudam os condôminos nos seus exercícios diários dentro da academia do condomínio.

Aquela sala que era utilizada como depósito poderá virar um coworking interno do condomínio, onde os condôminos poderão usufruir para o seu trabalho, terão mesas e cadeiras confortáveis, internet mega power, uma pequena copa, alguns pufes para descanso, enfim, um ambiente realmente confortável para que os condôminos possam fazer daquele local um ambiente de trabalho.

No passado, a tecnologia surgiu como um grande alívio para aquele povo que passou por quase três anos de gripe espanhola. Tenho certeza de que a tecnologia vai fazer isso acontecer agora também.

Quer dizer, já está fazendo acontecer no mercado condominial com tecnologias como:

  • Assembleias virtuais;
  • Prestação de contas online;
  • Armários inteligentes;
  • Monitoramentos de sensores online IoT (Internet das coisas);
  • Secretárias virtuais dentro do apartamento;
  • Elevadores Inteligentes;
  • Telemedicina;
  • Portaria remota;
  • Mediação de conflitos online.

Não tenho dúvida que será um novo momento em 2021 para o mercado condominial.

E você, síndico, está preparado?

Você, morador, já sabe que o precisa ter no seu condomínio para viver bem. Agora, bora conversar com seu síndico e com os outros moradores para fazer isso acontecer e ainda valorizar o seu imóvel?


Não reproduza o conteúdo sem autorização do Grupo Direcional. Este site está protegido pela Lei de Direitos Autorais. (Lei 9610 de 19/02/1998), sua reprodução total ou parcial é proibida nos termos da Lei.


Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − 7 =