Campanhas de doação e eventos comemorativos, como organizar?

Quando cheguei ao atual condomínio que administro, me deparei com duas realidades extremamente positivas: As pessoas são muito solidárias, inclusive com frentes de ajuda comunitária, e têm abertura para comemorarem datas festivas com muita alegria. É um condomínio-clube amplo, dotado de rica infraestrutura de lazer. Mas antes mesmo de eu me tornar síndica profissional no local, já dedicava parte do meu tempo às duas de suas ações sociais: A “Princesas de Perucas”, que reúne um grupo de moradoras dedicadas a fazer perucas de lã e toucas para crianças com câncer; a “Causa Pet”, que atua pontualmente com animais abandonados.

Já como síndica, vi a oportunidade e dei abertura esses e outros grupos pudessem atuar de forma organizada dentro do condomínio, engajando os vizinhos e, por consequência, dando amplitude a essas ações, inclusive no entorno.

A pandemia teve esse aspecto positivo, o de despertar nas pessoas o lado solidário. E aproveitamos esse momento para formatar também mais uma iniciativa: as “Caixas do Bem”, que destinasse a recolher regularmente doações para as mais diferentes causas sociais.

Para isso, contamos com a colaboração de alguns moradores engajados para que o projeto saísse de forma organizada e sustentável. Desde o tipo de caixa que usaríamos, layout da campanha, como organizar as coletas etc.

Aliás, uma das características da minha gestão é formar sempre grupos de moradores que queiram auxiliar a gestão em determinados assuntos. Ou seja, além grupo administrativo e da gestão. A troca é rica quando temos as diferentes partes representadas.

Como o condomínio possui 11 torres, cada uma recebeu a sua caixa, todas adesivadas com o nome do projeto “Caixas do Bem”.

Os próprios moradores são responsáveis pela sugestão da doação da vez. E por um período determinado as caixas ficam destinadas à coleta para a entidade ou ação sugerida.

Já realizamos para as seguintes ações:

– Casa dos Idosos – coleta de fraldas, lenços umedecidos, alimentos, remédios;

– Causa Pet – coleta de cobertores, casinhas, remédios ou qualquer item que pudesse ajudar as protetoras de animais abandonados;

– Princesas de Peruca – Coleta de lãs para confecção de perucas e toucas;

– Ação entre Amigos – Alimentos para que os moradores façam marmitas para três comunidades carentes do entorno;

– Casa de Repouso e Instituto Metrópole – Alimentos e Roupas para as entidades.

Além dessas ações, implementamos a campanha de doação de sangue, semestralmente, onde na primeira vez, foram coletadas cerca de 100 bolsas, através da parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Realizamos também anualmente a vacinação aos moradores contra gripe, em parceria com laboratórios. Uma comodidade com redução do valor em função da demanda.

Temos também parceria com ONG´s, como a Adere, que atende pessoas especiais e que produzem artesanatos. Quando presenteamos nossa equipe, adquirimos destas instituições esses presentes com significado.

Estamos também avaliando propostas de parcerias para tentar apoiar ainda mais os projetos sociais, aproveitando para reforçar e apoiar a “Corrente do Bem”, doando uma parte do faturamento mensal de todos os serviços prestados dentro do condomínio às causas sociais.

Festividades

Quanto às festividades, sempre tivemos comemorações de datas importantes, como carnaval, páscoa, Dia das Crianças, Halloween, Natal etc.

Por se tratar de um condomínio clube, com espaço e muitas crianças, sempre foram festas bem-organizadas e com grande participação.

Com o advento da pandemia tivemos que interromper estas festividades e depois, com um pouco de imaginação, mudar a forma de atuar.

No Halloween, em vez da tradicional forma de colocar uma bruxinha na porta de quem quisesse participar com “doces ou travessuras”, colocamos uma mesa em frente a cada torre.

Às famílias que quiseram doar os tradicionais docinhos, foi solicitado que fossem higienizados e colocados dentro de saquinhos plásticos. Esses doces foram distribuídos entre as torres, onde as mamães cuidaram da decoração e da distribuição, sem aglomeração e com todo o cuidado. Foi diversão garantida e em segurança.

No Natal, fizemos questão de decorar e animar bem o nosso condomínio. Uma das torres recebeu o prêmio da cidade de São Paulo pela decoração efetuada de forma uniforme em todos os andares.

Não existe nada melhor do que unir forças para alcançar um excelente propósito, ainda mais quando podemos estender conforto e acolhimento a quem precisa.

Pode não parecer, mas essa união gera um movimento incrível de gratidão, de força e multiplica em várias vezes as possibilidades para todas as partes envolvidas.

Juntos somos realmente muito mais fortes e, desta forma, tudo fica mais leve!!!! Fantástico isso, não é?

Então vamos também participar desse movimento…porque Boas Práticas podem e precisam ser replicadas.


Matéria publicada na edição – 271 – set/2021 da Revista Direcional Condomínios

Não reproduza o conteúdo sem autorização do Grupo Direcional. Este site está protegido pela Lei de Direitos Autorais. (Lei 9610 de 19/02/1998), sua reprodução total ou parcial é proibida nos termos da Lei.


Autores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − quinze =