A cobertura pode ser simplesmente uma estrutura que serve para proteger do sol e da chuva, mas, um projeto moderno feito por um profissional competente, pode embelezar o ambiente, valorizando o patrimônio dos condôminos.
Um dos materiais mais utilizados é policarbonato, que é leve, resistente a impactos e apresenta grande durabilidade, além da possibilidade de se escolher entre transparente ou colorido. O que o torna um dos preferidos entre os condomínios, é a sua relação custo/benefício. Mas atenção na hora da limpeza! Limpar com produtos inadequados pode reduzir a vida útil, assim como provocar riscos, comprometendo sua aparência. Como é necessário o uso de bastante água, é bom fazer uma programação da manutenção, para evitar as épocas de estiagem.
O padrão é fazer uma limpeza e revisão geral da estrutura uma vez por ano, podendo esse serviço ser realizado pelos próprios funcionários do condomínio, desde que devidamente treinados e preparados. Alguns síndicos preferem contratar uma empresa especializada, a fim de evitar possíveis acidentes e ter a garantia da obra.
Graças à sua beleza, o Vidro é o material preferido por alguns arquitetos, trazendo ao ambiente um ar de classe e elegância, mas apresenta algumas desvantagens em relação ao policarbonato: É um material muito mais pesado, exigindo uma estrutura mais robusta para suportá-lo, além do perigo de se quebrar e causar algum acidente. Por outro lado, é mais resistente a riscos e abrasão. No mercado podemos encontrar o vidro temperado e o laminado.
Outro ponto importante é o material a ser utilizado na estrutura. Alguns materiais podem ser mais baratos na hora da compra, mas com o tempo acabam apresentando problemas que demandam manutenção ou troca. O aço, mesmo com uma boa pintura e manutenção adequada, tende a apresentar corrosão. O alumínio é mais leve, durável e resistente à corrosão, sendo um dos materiais mais utilizados.
Matéria publicada na edição – 275 – fev/2022 da Revista Direcional Condomínios
Não reproduza o conteúdo sem autorização do Grupo Direcional. Este site está protegido pela Lei de Direitos Autorais. (Lei 9610 de 19/02/1998), sua reprodução total ou parcial é proibida nos termos da Lei.