Em 29/10 é comemorado o Dia Nacional do Livro; ferramenta do conhecimento aprimora o desempenho do síndico

A palavra “leitura” (lectura), advinda do latim, significa eleição, escolha.

Maria Isabel da Silva

Biblioteca voluntária reúne mais de 300 títulos à disposição dos síndicos

Quando escolhi gerar a Biblioteca voluntária do Instituto Educacional Encontros da Cidade (especializada nos nichos condominial e imobiliário), tinha apenas um objetivo em mente: proporcionar livre acesso a obras de qualidade que contribuam para as pessoas que trabalham ou simpatizam como universo dos condomínios e imóveis.

Tanto a leitura quanto a escrita são práticas sociais de extrema importância para o aumento da capacidade de raciocínio e interpretação; bem como, para o enriquecimento do vocabulário, digo, embasamento e argumentação no diálogo e na exposição de diversos assuntos.

De acordo com o escritor brasileiro Monteiro Lobato: “Um país se faz com homens e livros”. Utilizo-me desta frase justamente para afirmar categoricamente que todos nós precisamos nos especializar e buscar conhecimentos adequados para cada função que desempenhamos.

Aqui destaco que o (a) síndico (a), importante figura do ramo condominial, necessita ter noções administrativas, contábeis, de manutenção, de direito, de recursos humanos, de gestão de pessoas (inteligência emocional) entre outras, para que seu desempenho não fique aquém do que é exigido ou desejado por àquela coletividade que o (a) escolheu.

Veja que o verbo “escolher” vem, de forma intencional (veja artigo 1.347 – Código Civil), ao encontro do significado da palavra “leitura” – que outrora mencionamos pois, ler a convenção de condomínio, ler o regimento interno, “ler” as atitudes dos condôminos, ler os contratos de prestação de serviços, ler as atas, ler, ler e reler exige dos leitores uma acuidade que somente os bem experimentados nos trabalhos e na leitura saberão discernir. Portanto: L E I A!

Outrossim, informo a você prezado (a) leitor (a) deste estimado veículo informativo que, poderá visitar nossa Biblioteca e retirar os livros emprestados às quartas e sextas-feiras das 13 às 17 horas.

Nosso acervo já conta com mais de 300 títulos. Vale a pena conhecer.

Informações sobre doações e empréstimos de livros podem ser obtidas por meio do WhatsApp (11) 9 4764-7777.

Por fim, para reflexão, recomendo aqui a frase de Voltaire, escritor, historiador, filósofo francês e um dos homens mais influentes do século XVIII (Iluminismo). Revolucionário e defensor da liberdade de imprensa e da liberdade de expressão, ele escreveu: “Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males.”

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze + três =