Com 307 m2 de área, o playground do Condomínio Top Village precisava receber um novo piso, que garantisse mais conforto e segurança para as crianças, especialmente com a plena reabertura dos espaços comuns para usufruto dos moradores, possibilitada com a atual fase do controle da pandemia do novo Coronavírus (ambientes sem restrições de acesso, mas com obrigatoriedade de uso de máscara e distanciamento de 1 metro).
Condomínio Top Village, em Alphaville: Na imagem da esq., o piso anterior do playground, com grama sintética desgastada. À dir., o novo revestimento, um emborrachado ecológico
A síndica Kelly Remonti escolheu substituir a antiga grama sintética por um emborrachado ecológico de 11 mm, benfeitoria aprovada pelos condôminos do residencial localizado em Alphaville, Região Metropolitana de São Paulo, em assembleia ordinária realizada em março deste ano.
A segurança das instalações dos playgrounds, envolvendo pisos, brinquedos, proteção do perímetro, sinalização, layout do espaço, acessibilidade e manutenção, entre outros, deve atender aos requisitos estabelecidos pela norma ABNT NBR 16.071, em vigor desde 2013 e atualizada em 2021. Por exemplo, a distribuição dos brinquedos no ambiente precisa respeitar uma distância mínima de 1,5 metro a 2,5 metro entre um e outro, dependendo da sua altura. Essas instalações, por sua vez, não podem apresentar lascas, trincas, vãos e protuberâncias (como parafusos sem proteção) que machuquem ou prendam dedos, mãos, pés ou as pernas das crianças.
Já o piso deve garantir amortecimento de impacto em caso de quedas, em índices que são calculados considerando-se o tipo de material (emborrachado, grama sintética etc.) e a altura do brinquedo (importante para se projetar o impacto no solo). Pisos com grama natural e areia poderão ser instalados para alturas determinadas pela norma conforme uma profundidade mínima.
Plagyround novo & brinquedoteca reorganizada
Condomínio Quatro Estações Alto da Lapa: Novo playground (à dir.) e brinquedoteca reorganizada para a plena retomada dos espaços (à esq.)
A síndica Marília de Oliveira diz que procurou cumprir com a norma ao contratar o novo playground para o Condomínio Quatro Estações Alto da Lapa, na zona Oeste de São Paulo. O espaço está liberado para uso, assim como uma estação de musculação também instalada em espaço aberto, destinado aos exercícios dos moradores de mais idade. “O playground anterior estava condenado e fora das normas de segurança, tanto o piso quanto os próprios brinquedos”, observa. Colocados em um espaço de grama natural, os brinquedos são em madeira e tiveram sua superfície forrada por um piso emborrachado ecológico drenante de 15 mm.
Marília destaca que se preocupou também com o acabamento dos equipamentos, por exemplo, que as pranchas dos escorregadores estivessem dentro dos parâmetros definidos pela ABNT. Já para a brinquedoteca, também em uso, Marília afirma que reorganizou a disposição dos brinquedos, promoveu a harmonização das cores das paredes e providenciou reparos e a limpeza do piso, deixando-a confortável para uso dos pequenos e de seus acompanhantes (pais ou demais responsáveis).
Baseados nos parâmetros técnicos, os gestores usam a criatividade para montar esses ambientes voltados ao entretenimento e desenvolvimento social da garotada. No Condomínio Dom Praça da Mooca, na zona Leste de São Paulo, o síndico Erinaldo Melo reforçou o parque com a confecção de brinquedos com borracha de pneus (uma centopeia e pula-pulas). Ali os pisos também são ecológicos e produzidos com o mesmo material. Segundo o fornecedor, esse tipo de revestimento utiliza “em média três pneus por m² na fabricação”. Eles podem ser instalados com travas ou cola e não encharcam. É uma versão drenante, própria para locais com grama ou terra, que não podem ser impermeabilizados. No Dom Praça da Mooca, tanto a quadra poliesportiva quanto o playground compõem a área drenável do condomínio.
Matéria publicada na edição – 271 – set/2021 da Revista Direcional Condomínios
Não reproduza o conteúdo sem autorização do Grupo Direcional. Este site está protegido pela Lei de Direitos Autorais. (Lei 9610 de 19/02/1998), sua reprodução total ou parcial é proibida nos termos da Lei.