Evento Anual de Síndicos reúne 300 síndicos em São Paulo

Promovido pela AABIC, a 2ª. edição registra recorde de inscritos, com painéis relevantes para o mercado imobiliário.

José Roberto Graiche Júnior

A 2ª. Edição do Evento Anual de Síndicos aconteceu na última quarta-feira (24/05), no Hotel InterContinental, em São Paulo, e reuniu 300 síndicos, que representam cerca de 5 mil empreendimentos no Estado paulista. Organizado pela Associação das Administradoras de Bens, Imóveis e Condomínios de São Paulo (AABIC), o encontro teve como objetivo proporcionar uma tarde de palestras, debates e oportunidades de relacionamento para os profissionais responsáveis pela gestão dos condomínios.

A solenidade de abertura foi conduzida por José Roberto Graiche Júnior, presidente da AABIC, que ressaltou a importância desta edição. “Após o sucesso do primeiro evento, em 2022, promovemos novamente esse encontro, que faz parte do projeto SindCall, desenvolvido pela entidade, no qual desenvolve cursos e outras atividades voltadas exclusivamente para os síndicos associados. Com a participação ativa de síndicos moradores e profissionais do mercado imobiliário, o evento foi uma oportunidade única de troca de conhecimentos, networking e atualização sobre as tendências e desafios do setor”, explica o presidente da entidade.

Nesta edição foram bordadas diversas temáticas relevantes para o mercado imobiliário, como as tendências do setor, o papel do síndico, os desafios da acessibilidade nos condomínios e a busca pela excelência no atendimento. Entre os palestrantes convidados estavam presentes Eduardo Soares, gerente de relacionamento dos clientes da Trisul, uma das principais incorporadoras e construtoras do País; Márcio Rachkorsky, advogado especializado em direito condominial e síndico profissional; e Fernando Fornícola, Diretor Administrativo da Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo (AABIC) e Diretor da Habitacional, empresa especializada em gestão de condomínios. Juntos, eles trouxeram aos convidados presentes as tendências do mercado, a expectativas de crescimento do setor e as discussões relevantes do Plano Diretor.

O segundo painel contou com a presença de Eduardo Ronchetti, que enfatizou a acessibilidade, a qual não deve ser vista como uma demanda, mas como um direito fundamental. “Todos os condomínios devem se esforçar para que sejam acessíveis, permitindo que pessoas com deficiência, idosos e outros grupos vulneráveis possam entrar e sair livremente, sem obstáculos”, pontou o palestrante.

Eliminar barreiras arquitetônicas foi outro ponto discutido. Renato Daniel Tichauer, Presidente da Associação de Síndicos de Condomínios Comerciais e Residenciais do Estado de São Paulo (Assossíndicos) ressaltou que os condomínios mais antigos enfrentam desafios maiores nesse sentido, uma vez que foram construídos em uma época em que a acessibilidade não era uma preocupação central. Por outro lado, os empreendimentos mais recentes já são projetados levando em consideração a importância da acessibilidade, o que facilita a implementação de soluções adequadas.

O último painel foi apresentado por Erick Penna que realizou a palestra magna com o tema “Jeito Disney de Encantar”. Penna destacou a importância de compreender que a comunicação não se resume ao que é dito, mas sim ao que é entendido pelos outros. Ele enfatizou que, ao lidar com seres humanos, é imprescindível reconhecer que todos estão suscetíveis a erros e que é fundamental adotar uma postura compreensiva e empática.

Durante a palestra, Penna proporcionou uma experiência interativa e dinâmica aos presentes, demonstrando como a atuação do síndico é essencial para o sucesso do condomínio.

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze − 1 =