Evento do setor condominial mobiliza periferia paulistana

ABRASCOND reúne nomes como Rosely Schwartz e Márcio Rachkorsky em série de palestras para síndicos de moradias populares

Professora Rosely Schwartz

Professora Rosely Schwartz em um dos painéis do Conexão ABRASCOND

A ABRASCOND (Associação Brasileira de Assistência e Tecnologia para o Setor Condominial) movimentou Cidade Tiradentes no último sábado ao reunir 158 síndicos, entre profissionais e orgânicos, em um espaço adaptado para sediar o Conexão ABRASCOND, evento de caráter social. Como o objetivo era levar conhecimento aos síndicos de edifícios populares, o bairro da zona leste foi o escolhido para o encontro por ter o maior agrupamento de prédios com esse perfil da cidade, mas outras regiões já estão na mira da instituição para acontecimento similar.

Márcio Rachkorsky

Márcio Rachkorsky: breve pausa para a foto no estande da Direcional antes da tão aguardada palestra

Reginaldo Silva, presidente da entidade e, ele próprio, ex-síndico de um condomínio popular em Diadema, ficou emocionado em ter levado à periferia paulistana síndicos e profissionais de grande representatividade no mercado condominial, que palestraram e tiraram dúvidas da plateia. “Era importante trazer para perto do convívio deles pessoas que só conheciam pela internet. Eu conheço a realidade de parte desses síndicos. São pessoas que, às vezes, não frequentam os grandes eventos do setor porque sequer têm roupas para ir. A simplicidade acaba tornando difícil para eles irem atrás de conhecimento porque se sentem inferiorizadas e o Conexão ABRASCOND surgiu para mostrar que todos são capazes, que têm direto às informações, e que os queremos conosco em nossos eventos, como o 2º COBRACON, em 2023”, comentou.

Entre os que doaram seu tempo em prol da causa, destacaram-se nomes como Rosely Schwartz (professora de cursos de formação de síndicos), Márcio Rachkorsky, comentarista do mundo condominial na TV Globo e na Rádio CBN, e Aldo Busuletti, profissional com 26 anos de sindicatura. Já entre os temas abordados em painéis que ocorreram ao longo do dia, destacaram-se assuntos como LGPD e violência doméstica.

Para Keila Oliveira, síndica de um condomínio popular em Cidade Tiradentes, foi importante a ABRASCOND ter trazido convidados de expressão para enriquecer o dia a dia do síndico da região. Ela, por sua vez, fez a ponte entre a associação e a subprefeitura local, possibilitando o comparecimento do subprefeito regional Lucas Sorrillo, que ouviu demandas da plateia.

Eliseu de Oliveira

Da esq. para dir.: Eliseu de Oliveira, síndico; Reginaldo da Silva, presidente da ABRASCOND; Keila Oliveira, síndica; e Thiago Natalio, advogado condominial 

O síndico Eliseu de Oliveira, de Artur Alvim, também trabalhou junto com a ABRASCOND na execução do evento, o qual segundo ele trouxe conscientização para os síndicos, especialmente na abordagem sobre responsabilidade civil e criminal dos gestores.  Ele observou ainda o papel de destaque que as patrocinadoras exerceram no desenvolvimento do público-alvo. “Quem patrocina evento social investe em sonho. A Direcional Condomínios, por exemplo, foi uma das empresas que investiu em um sonho que era inicialmente do Reginaldo, e depois se tornou coletivo, um sonho de se ter síndicos melhores, e condomínios idem”, finalizou Eliseu.

 

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − dezoito =