Futebol, dança e até feira em condomínios

Empresários lucram ao oferecer facilidades para moradores

Os consumidores buscam comodidade, e isso ajuda quem quer empreender e ganhar dinheiro. Atentos a essa demanda, profissionais estão investindo na oferta de serviços em condomínios, dando aulas de dança para adultos, ensinando futebol para crianças e levando até barracas de feira aos condôminos.

A proposta é vantajosa porque em um mesmo lugar, o profissional consegue vários clientes, enquanto que os moradores têm uma mão de obra personalizada e com preços mais em conta.

De acordo com o professor de Economia do Unesc, Jorge Henrique de Miranda, oferecer serviços em condomínios é um projeto de sucesso. Quem decide trabalhar dessa forma tem a vantagem de não ter os tradicionais custos de manutenção com equipamentos, por exemplo.

“Nos condomínios, há espaços livres que permitem acessibilidade de todos, desenvolvendo a relação entre as pessoas. O leque de opções de serviços a oferecer é grande e vai desde professor de esportes até a fabricação de comida congelada ou limpeza de carro, por exemplo. Os profissionais estão aí, é só ter iniciativa dos condôminos. O grupo contrata e sai bem mais em conta para todos”, disse o professor.

Thiago Antunes de Oliveira há seis anos oferece atividade física em condomínios. Ele é sócio-proprietário de uma assessoria esportiva. “Nossa ideia é otimizar espaços que ficam ociosos em condomínios. Cada apartamento paga R$ 15, que está inclusa no boleto da taxa mensal. Este é um seguimento que tem muito para crescer”, comentou.

Já Simone Maria de Jesus Macedo oferece depilação e faz sobrancelha em prédios comerciais e residenciais. Segundo ela, os serviços são agendados e feitos a cada 15 dias no mesmo local. “Ver a satisfação do cliente não tem preço”, disse.

Tendência

Laura Pin é proprietária de um restaurante italiano dentro do Boulevard Lagoa. “A tendência é oferecer o máximo de serviços possíveis perto da casa das pessoas. Isso é uma facilidade, pois o local funciona como uma extensão da casa do morador”, resumiu.

Análise

É importante mapear a clientela

Antes de oferecer um serviço, o profissional precisa fazer um mapeamento para verificar quais são os concorrentes, diretos e indiretos, e estudar o poder aquisitivo do condomínio, entre outros pontos. Esse levantamento serve para saber se a atividade é compatível com o que está sendo proposto, se é de risco ou vai atender apenas uma demanda sazonal. Você pode ter produtos, mas se não tiver quem compra, de nada vai adiantar. Uma boa opção é conversar com os moradores, saber quantas pessoas moram no local e a durabilidade dessa atividade.

Algumas opções

Esportes

Empresas de assessoria esportiva oferecem aulas para adultos e crianças. As opções são escolinhas de futebol, vôlei, tênis, basquete, natação e lutas. Há ainda turmas de funcional e até aula de zumba.

Personal

Também é possível contratar personal trainer para dar aulas na academia do condomínio.

Beleza

Serviços de beleza como depilação, sobrancelha e unha podem ser oferecidos tanto em prédios comerciais quanto em condomínios residenciais. A cada 15 dias, o profissional pode voltar no endereço e atender novamente a clientela.

Feira

Uma vez por semana, a feira de alimentos vai até o condomínio. A variedade de produtos é grande e a vantagem é que o atendimento acontece no final da tarde.

Restaurante

Em alguns condomínios, há um restaurante italiano, que oferece um cardápio variado, laboratório de massas e também uma adega.

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