Gatos comunitários são resgatados, tratados e encaminhados à doação em condomínio da zona Oeste de São Paulo

Moradores resgatam, tratam e encaminham gatos para adoção

Quatro mulheres

A imagem traz o quarteto de mulheres do Condomínio Quatro Estações Alto da Lapa, na zona Oeste de São Paulo, que está na linha de frente de ampla mobilização local que ajudou a resgatar cerca de 30 gatos comunitários (sem donos).

Eles ficavam abrigados principalmente junto às pilastras dos subsolos e o número aumentou durante a quarentena da Covid-19. Faltou na imagem a pioneira da iniciativa, a moradora Tereza Penha, recentemente falecida, vítima de câncer. À esq. da foto, a partir da ponta, as moradoras Ana Clara Cortez e Vivian Giusa Longo; à dir., a síndica Marília de Oliveira e a filha Ana Carolina Pugliesi Sanches. Ana Clara comprou uma gatoeira para ajudar o condomínio a capturar os animais que são, então, identificados, castrados, cuidados e destinados à adoção.

De acordo com a síndica, os gatos vieram do terreno vizinho, depois da desativação de uma cooperativa de reciclagem de lixo. Foi quando a moradora Tereza começou a alimentá-los, disponibilizando água e ração em alguns pontos das áreas comuns. Nem todos os condôminos gostaram da ideia, o conflito se instalou, um gato apareceu morto e Vivian resolveu se envolver com a história. Passou a ajudar Tereza e a trabalhar a ideia de capturá-los e tratá-los.

No dia da visita da reportagem, havia apenas dois gatos comunitários, um deles já castrado (na castração, eles recebem uma marquinha na orelha). “A mobilização é coletiva, envolve moradores e funcionários, até obra paramos porque encontramos uma gata que havia dado cria e pedimos ao engenheiro responsável que nos ajudasse a resgatá-los antes de prosseguirem com os serviços”, descreve Marília. Segundo ela, quando ficam soltos, os gatos se tornam vulneráveis aos maus-tratos, daí toda a mobilização.


Matéria publicada na edição – 272 – out/2021 da Revista Direcional Condomínios

Não reproduza o conteúdo sem autorização do Grupo Direcional. Este site está protegido pela Lei de Direitos Autorais. (Lei 9610 de 19/02/1998), sua reprodução total ou parcial é proibida nos termos da Lei.

Autor

  • Diego

    Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book. It has survived not only five centuries, but also the leap into electronic typesetting, remaining essentially unchanged. It was popularised in the 1960s with the release of Letraset sheets containing Lorem Ipsum passages, and more recently with desktop publishing