Cursos e palestras atraem participantes da feira
28 ª Feira de Produtos e Serviços para Higiene, Limpeza e Conservação Ambiental encerra dia 15/8, quinta-feira, às 20h
Iniciada na terça-feira (dia 13/8) e com término programado para as 20 horas da quinta-feira (14/8), a 28ª Higiexpo (Feira de Produtos e Serviços para Higiene, Limpeza e Conservação Ambiental) é indicada para quem aprecia conferir novidades, aprimorar o conhecimento por meio palestras, desenvolver networking e se divertir, tudo em um mesmo programa. O evento tem como realizadora a Abralimp (Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional) e acontece nos pavilhões 4 e 5 no São Paulo Expo, antigo Centro de Exposições Imigrantes.
Nathalia Ueno, presidente da Abralimp, conversou com a Direcional Condomínios no dia da estreia e apontou razões para síndicos visitarem a feira. “Há muitas novidades no mercado da limpeza profissional, e dentro de um condomínio residencial, por exemplo, existem locais de alto contato, em que a limpeza é extremamente importante, como elevadores, por onde transitam pessoas o dia inteiro, então esses equipamentos precisam ser limpos e higienizados corretamente, com produtos químicos eficientes, mas que não tragam danos às superfícies em aço ou alumínio. Na Higiexpo o síndico vai conhecer opções adequadas às áreas e superfícies do condomínio. Inclusive, temos produtos que não agridem o meio ambiente.”
A presidente da Abralimp também mencionou outro foco expressivo da feira, que merece uma parada estratégica do síndico: estandes de equipamentos e acessórios produzidos para deixar o condomínio impecável. “Existem tecnologias que otimizam o serviço dos condomínios, diminuindo a necessidade de mão de obra ou possibilitando que essa mão de obra seja direcionada para tarefas que normalmente não são vistas no dia a dia, como por exemplo a limpeza dos equipamentos ou ventiladores da academia”, diz Nathalia. Ela aponta uma situação em que o emprego de uma ferramenta traria um ganho: a varrição de um condomínio grande e arborizado, que em vez de contar com dois ou três funcionários desempenhando o trabalho, poderia contar com um soprador de folhas a gasolina, realocando-se mão de obra excedente para outra demanda.
Campeonato de Limpeza de Vidro prestigia a categoria e envolve o público
Além de produtos químicos e equipamentos, a 28ª Higiexpo possui espaços de alimentação, e área de descompressão com pufes coloridos. E arena de competição, onde ocorre o animado Campeonato de Limpeza de Vidro. A disputa por apresentar o melhor resultado em menor tempo prestigia a categoria e envolve os visitantes da feira, atentos às técnicas e ao gingado dos limpadores. Vale destacar que a vencedora da edição anterior, que ocorreu dois anos atrás, disputou o mundial dos Estados Unidos.
Outra pausa que vale a pena é no estande que resulta de parceria da ABIPLA (Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional) com o CFQ (Conselho Federal de Química). Neste local, o visitante encontra um jogo de tabuleiro interativo chamado “Mistura Explosiva”, que, de forma lúdica, aborda os riscos de fazer certas combinações entre produtos de limpeza, quando, na realidade, devem ser usados apenas saneantes aprovados e regulamentados pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e conforme instruções do fabricante.
A engenheira química Suely Schuh, conselheira federal CFQ da 12ª região, que abrange Goiás, Tocantins e Distrito Federal, relatou à Direcional Condomínios que esse jogo veio para conscientizar quem está acostumado a fazer misturas, na crença de que irá economizar no produto ou mesmo potencializar sua ação, e nem desconfia do perigo dessa prática. “Soubemos por meio do conselheiro superintendente do CRQ (Conselho Regional de Química) da 4ª região, de São Paulo, que o Hospital das Clínicas neste ano registrou 5.400 casos de internação por conta dessas misturas, e houve alguns óbitos. A situação é séria”, alertou. A questão das misturas indevidas passa também pela anulação do efeito desejado em alguns casos, ou seja, um produto antibactericida pode perder essa propriedade quando adicionada determinada substância ao processo de limpeza.
Nada de misturas perigosas: Game interativo conscientiza para uso correto de produtos químicos
Fora o game interativo, atração dos três dias de feira, há as áreas do conhecimento dispostas em três auditórios (azul, amarelo e verde) com minicursos e palestras gratuitas, como “Sustentabilidade, Passado, Presente e Futuro” (que ocorrerá amanhã, às 16h) ou “Como o método Disney pode ensinar a contratar empresas de limpeza alinhadas ao ESG” (amanhã, às 17h). Em paralelo ocorrem os Congressos Higicon, no período matutino, e ISSA (The Worldwide Cleaning Organization), no período vespertino.
Em uma área com mais de 17.900 m2, mais de 300 marcas nacionais e internacionais aguardam o público em seus estandes. Entre elas, está a paranaense Ekkoa, que desenvolve soluções sustentáveis para neutralização e aromatização de ambientes, e atende setores como varejo e serviços (shoppings), aeroportuário (aeroportos e portos), hotelaria e condomínios, entre outros. “Em condomínios, a solução é interessante para ambientes como hall e academia, por exemplo. São produtos hipoalergênicos, com base vegetal, e os difusores, elétricos, são certificados pelo Inmetro. A quantidade de vezes e a intensidade da aspersão são programadas por aplicativo de celular”, explicou Guilherme Macedo, diretor-executivo da marca. A solução existe há três anos, e a novidade trazida para a feira é a linha Nuvi, para neutralizar maus odores relacionados aos pets.
SERVIÇO:
Data: até 15 de agosto de 2024
Local: São Paulo Expo – Pavilhões 4 e 5
Horário: das 13h às 20h
Transfer metrô: a Higiexpo disponibiliza serviço de transfer da estação Santos-Imigrantes a partir das 12h30
Mais informações: site da Higiexpo
Autor
-
Jornalista apaixonada desde sempre por revistas, por gente, pelas boas histórias, e, nos últimos anos, seduzida pelo instigante universo condominial.