Rapaz usava kipá, roupas judaicas e simulava sotaque estrangeiro.
Suspeito chegou a ser preso mas foi liberado após pagar fiança.
Um homem se passava por judeu para furtar apartamentos em condomínios de Higienópolis, bairro que abriga uma grande comunidade judaica na região central de São Paulo.
O “falso judeu” é Francisco Danilo Cordeiro Rocha e usava o kipá na cabeça, roupas de membros da comunidade e até arriscava um sotaque estrangeiro como parte do disfarce para invadir um prédio, segundo informações do Bom Dia São Paulo.
Imagens divulgadas nas redes sociais mostram ele no dia em que foi preso. Câmeras de segurança de um prédio na rua Itacolomi mostram a passagem do falso judeu no dia 23 de fevereiro. Ele conseguiu entrar no prédio e levou R$ 350 de um apartamento.
Depois de ver as fotos, a filha de uma mulher que mora no prédio deu um alerta nas redes sociais pedindo para que todos avisassem porteiros e síndicos do bairro.
Francisco nem chegou a ficar preso. Ele pagou fiança de um salário mínimo e foi liberado para responder o processo em liberdade.
No dia 23 de abril, um suspeito com as mesmas características de Francisco conseguiu entrar em um prédio na rua Maranhão. Ele entrou e saiu sem que ninguém percebesse. Depois de arrombar a porta de um apartamento, fugiu levando R$ 5 mil em dinheiro, dez relógios e joias da vítima.
Os moradores suspeitam que o mesmo rapaz tenha entrado em um prédio na rua Alagoas em novembro do ano passado.
A polícia abriu um inquérito para investigar se o rapaz preso participou dos assaltos nas ruas Maranhão e Alagoas. A jovem que fez a publicação nas redes sociais foi até a delegacia e reconheceu Francisco como o homem que invadiu e roubou três prédios no bairro. Outras vítimas de roubos parecidos podem ajudar a polícia nas investigações.