Entidade destaca a importância do profissional no desenvolvimento de ações preventivas e de manutenção em prédios e condomínios.
Representante mor da organização e regulação de edifícios e condomínios, o síndico celebra sua data no próximo dia 30 de novembro. Normalmente cabe a esses profissionais convocar assembleias, fazer cumprir a Convenção e o Regimento Interno, elaborar o orçamento da receita e da despesa relativa a cada ano, dentre outras funções. Contudo, outro trabalho importante exercido por eles é se atentar aos cuidados e ações preventivas tanto nas instalações das edificações, quanto conciliando e intermediando conflitos entre moradores.
O Ibape-SP (Instituto Brasileiro de Perícias de Engenharia de São Paulo) observa que o trabalho do síndico na inspeção e fiscalização da estrutura dos prédios pode ser fundamental para a prevenção de acidentes que podem facilmente ser precavidos.
Uma rotina de inspeção predial, solicitada e acompanhada pelo síndico, deve seguir as normas técnicas já estabelecidas como, por exemplo, a do Ibape-SP (Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de São Paulo) para detectar e documentar falhas e/ou anomalias de um edifício. E se detectado algum problema o síndico deve contratar profissionais capacitados, a fim de elaborarem os projetos pertinentes e acompanharem as obras necessárias após ser definido exatamente o escopo do pretendido.
Ambiente que também exige atenção, a garagem deve ter inspeções frequentes dos síndicos para verificar possíveis infiltrações. Outra questão conflitante se dá no uso das vagas, em que o profissional, em visitas rotineiras, pode avaliar como estão sendo estacionados os carros para que os espaços estabelecidos sejam respeitados e conflitos possam ser minimizados ou antecipados.
Na área de lazer (playgrounds, piscinas, brinquedoteca, salão de jogos) o cuidado e manutenção também são fundamentais, com o síndico zelando pelo bom uso desses espaços facilitando para que eles tenham vida longa.
O síndico destaca-se então, como fiscal principal das áreas comuns dos edifícios, incumbido de tanto reforçar o cuidado delas para os moradores, quanto designar profissionais capacitados caso seja detectado um problema necessite ajuste.
Ibape/SP empossa nova diretoria
Na noite do último dia 21/11/2019, a nova diretoria do Ibape-SP para o biênio 2020/2021 tomou posse no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (CREA-SP). Na cerimônia, estiveram presentes representantes de diversas entidades, como o presidente do Ibape Nacional, Wilson Lang; Vice-presidente de Atividades Técnicas do Instituto de Engenharia, Engº Jerônimo Cabral; Vice-presidente do Crea-SP, Engº Glauco Cortes; Secretário de Normas da UPAV, Engº Frederico Lima Correia e a Doutora Maria Fernanda de Toledo Rodovalho, Juíza da 16ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo.
O atual Diretor Técnico da entidade, Engº Luiz Henrique Cappellano, assume a presidência. Durante o discurso de posse, ele apontou que sua gestão será focada em três objetivos principais: ampliar e aprofundar as parcerias e relacionamentos institucionais, fortalecer as câmaras técnicas e os grupos de trabalho e conhecer e incorporar novas tecnologias, seja no apoio do instituto, assim como no suporte na realização dos cursos.
Capellano destacou, também, a continuidade nas ações que já estavam planejadas. “É imperioso prosseguir e fortalecer o que vem sendo desenvolvido, temos que honrar esse legado trabalhando com a mesma dedicação e inteligência. Manteremos incansável defesa dos interesses profissionais. Comunicaremos com clareza o valor que agrega para toda a sociedade a Engenharia e Arquitetura, nas atividades de perícia, de avaliação, de inspeção predial e ambiental”, explicou.
O Engº Civil Antonio Carlos Dolácio, presidente do biênio 2018/2019, ressaltou a escolha do presidente eleito e dos engenheiros escolhidos para os cargos diretores da próxima gestão; “O Eng. Luiz Henrique Capellano é um profissional ímpar, de postura impecável e de capacidade incontestável, atributos estes que marcaram toda a sua trajetória do instituto, e que se mostram presentes mais uma vez refletidos na escolha do time por ele selecionado para o acompanha-lo nessa missão”, disse.
Tomaram posse os membros da nova diretoria, composta pela; Vice-Presidente, Engª Civil Andrea Cristina Kluppel M. Soares, o Diretor Técnico, Engº Civil Marcos Mansour Chebib Awad, Diretor Cultural, Engº Civil Paulo Palmieri Magri, Diretora de Eventos Engª Civil Fabiana Albano, Diretor Administrativo, Engº Civil Luis Otavio Pasquale Rosa, Diretor Financeiro, Engº Civil Caio Luiz Avancine, Diretor Institucional, Engº Civil Antonio Guilherme Menezes Braga e o Diretor de Relações com Associados, Engº Civil José Ricardo Pinto.
O novo conselho fiscal será formado pelos conselheiros titulares; Engº Civil Flávio Fernando de Figueiredo, Engº Agrônomo Marcelo Rossi de Camargo Lima e Engº Civil Celso de Sampaio Amaral, e pelos suplentes; Arqª Ana Maria de Biazzi Dias de Oliveira, Engº Industrial José Carlos Paulino da Silva e Engº Civil Alcides Ferrari Neto.