Individualização de água: grande aliada da economia e da sustentabilidade

O consumo racional da água tem sido um dos assuntos mais comentados pela mídia, uma vez que a sua escassez aparece como um dos problemas mais sérios a serem enfrentados pelos homens em 20 anos, caso se mantenham os padrões atuais de emissão de carbono, conforme alerta dado pela ONU em 2007. Entre os condomínios, a questão ganha relevo também pelos efeitos que o desperdício traz sobre a conta no final do mês e sobre a inadimplência. Nesse contexto, a individualização do consumo torna-se um pré-requisito importante na hora da compra de um imóvel ou da definição de prioridades entre os investimentos dos condôminos.

No entanto, muitas dúvidas ainda surgem quando se fala no assunto. É possível realizar a individualização em edifícios com duas ou mais prumadas? Qual a relação custo e benefício do serviço? Confira, neste Fique de Olho, cinco empresas que trabalham no segmento e oferecem atendimento de qualidade a condomínios que desejam conhecer mais de perto todos os aspectos relacionados à instalação de hidrômetros individuais.


CONDOMÍNIO CENTRAL

Com 24 anos de experiência em manutenção de condomínios nas áreas de pintura, impermeabilização e hidráulica, a Condomínio Central, localizada no bairro Bela Vista, em São Paulo, atua com profissionais preparados para serviços que demandam especialização e qualidade. Segundo o empresário Manuel Sebastião Filho, a empresa possui equipamentos que minimizam transtornos que podem ocorrer quando se faz uma obra de individualização num apartamento habitado. “Temos máquinas de corte de parede com aspirador de pó, perfuratrizes que diminuem a área de quebra, além da preocupação com a proteção dos móveis e utensílios domésticos. Protegemos pisos e móveis”, diz. 

Quando o assunto é individualização de água, a Condomínio Central oferece o serviço tanto para lugares que já possuem pré-disposição para instalação de hidrômetros individuais – que são geralmente edifícios mais novos, com menos de cinco anos, quanto para os mais antigos. Nesses casos, é criado um único ponto de entrada para que se possa fazer a medição. Destacando diferenciais como qualidade, rapidez e limpeza, o empresário afirma ainda que os profissionais da Condomínio Central são homologados pela Sabesp. “Executamos o projeto, as adaptações e instalamos a tecnologia”, afirma Manuel Filho. A empresa atua principalmente na Grande São Paulo, mas é aberta a propostas de fora desse eixo.
Fale com a Condomínio Central
(11) 3214-4488 | www.condominiocentral.com.br / atendimento@condominiocentral.com.br

 

CONEXÃO
No mercado há mais de 13 anos, a Conexão possui quadro de funcionários treinados e supervisionados por engenheiros e técnicos de segurança. Localizada no bairro Parque Novo Mundo, em São Paulo, a empresa realiza, além da individualização de água, serviços em manutenção e instalação na rede de gás encanado, residencial, comercial e industrial.

Segundo o gerente comercial Halyson Pires, a Conexão se destaca no processo de individualização de água. “A tecnologia que utilizamos é a de rádio frequência, pois ela não requer cabeamento, evitando com isto altos custos de manutenção. Sua eficiência é de 100%”, completa. A partir do serviço, o condomínio usufrui uma série de benefícios, como a redução do consumo de água e a facilidade na localização de vazamentos, além de promover taxas mais justas para os moradores. “O diferencial é a qualidade da mão de obra, não a terceirizamos”, ressalta Halyson.

O gerente destaca ainda que todos os prédios podem ser individualizados, mesmo os mais antigos, que possuem várias prumadas. “Apesar do custo um pouco mais elevado, o benefício garante a total viabilidade da obra”, diz. A Conexão oferece atendimento em São Paulo e Grande São Paulo.
Fale com a Conexão
(11) 2909-1166 | www.conexaomt.com.br / hl.pires@conexaomt.com.br / andrea@conexaomt.com.br

 

ENGINSTAL
A Enginstal é empresa especializada em engenharia de instalações, e atua há dez anos no mercado. Localizada no bairro de Santana, em São Paulo, tem como objetivo proporcionar qualidade em seus serviços, por meio de seu atendimento e grupo de profissionais competentes. Segundo Edélcio Alvares, sócio e gerente comercial da empresa, no ramo da individualização de água, a Enginstal “procura viabilizar os serviços, buscando eficiência e segurança das instalações, bem como interferir o menos possível na estética do edifício”. Além disso, tem investido em tecnologia e capacitação de sua equipe. Os profissionais fazem a visita ao condomínio uniformizados e com crachás de identificação, o que proporciona mais segurança.

De acordo com Edélcio, é possível executar a individualização em unidades com mais de uma prumada. “Já tivemos casos em que as unidades tinham cinco colunas cada e realizamos a individualização com apenas uma coluna, sendo foi necessária para isso a passagem dos novos ramais alimentadores dos ambientes pelo teto com posterior fechamento em moldura de gesso.” Segundo ele, foi necessário também a modificação dos pontos de esgoto dos banheiros para substituição das bacias com válvulas de descarga para bacias com caixa acoplada.

O grupo ainda executa instalações hidráulicas, impermeabilização de lajes e instalações elétricas de alta, média e baixa tensão. Atende na Capital, Grande São Paulo e Interior.
Fale com a Enginstal
(11) 2989-8543 | www.enginstal.com.br / comercial@enginstal.com.br

 

L&LDJ
No mercado há onze anos, a L&LDJ, estabelecida em Guaianazes, São Paulo, além de instalar a medição individualizada de água em apartamentos, administra o sistema, pois atua nas áreas de assessoria contábil e jurídica nos condomínios. Segundo a empresária Eliana Souza, o principal diferencial da empresa é proporcionar rapidez no benefício financeiro aos clientes. “Nosso objetivo é incentivar a economia de água em edifícios multifamiliares, e reduzir drasticamente o índice de inadimplência no condomínio”, afirma.

Para Eliana, a partir da implantação do sistema, outro importante benefício criado é a possibilidade de localizar vazamentos internos nos apartamentos, os quais podem ser responsáveis por enormes perdas. “No sistema tradicional de medição global, alguns vazamentos de água podem durar dias, meses ou até anos. No entanto, com a medição individual eles são facilmente identificados”, pontua.

Dessa forma, a individualização funciona como importante ferramenta disciplinadora do consumo, pois incentiva os condôminos a utilizarem a água de maneira racional. Cada apartamento paga somente o seu consumo, e os que cometem inadimplência poderão ter seu fornecimento suprimido no caso de não pagamento da conta.

A L&LDJ também viabiliza a individualização em unidades com duas ou mais prumadas. A empresa atua em São Paulo, na região metropolitana e no Interior do Estado.
Fale com a L&LDJ
(11) 2557-6284 | l.lprestadora@bol.com.br

 

TECHEM
Com 60 anos de experiência no mercado mundial e gerenciando mais de 45 milhões de medidores, a Techem está há cinco anos no Brasil, com sua sede principal localizada no Jardim Paulista, em São Paulo. Oferece seus serviços a mais de 500 condomínios e 30.000 apartamentos, além de possuir 55.000 medidores sob sua gestão. Segundo Eduardo Lacerda, responsável pela operação da empresa no País, a Techem oferece estrutura de atendimento de qualidade, o que faz toda diferença. “Temos instaladores próprios, telefone 0800 para nossos clientes, leitura dos consumos nos dias das concessionárias, portal do cliente – onde é possível acessar dados de consumo mensal, e uma equipe de atendentes prontas a esclarecer qualquer dúvida”, enumera.

O empresário destaca ainda que a Techem utiliza um sistema de rádio frequência, e por isso não é necessário entrar nos prédios para aferir o consumo de água e gás dos apartamentos. “Um dos benefícios é que esse sistema informa sobre vazamentos, fraudes, interferência etc.”, diz. Neste ano, a empresa está oferecendo condições especiais de financiamento para seus clientes, além de 5% de desconto para contratos fechados até o próximo dia 9 de julho.

A Techem está presente em São Paulo e grande parte do Interior do Estado. Também atua no Rio de Janeiro, Niterói, Belo Horizonte e Florianópolis.
Fale com a Techem
(11) 3059-3030 / 0800 771 8008 | www.techem.com.br / info@techem.com.br

Matéria publicada na Edição 158 de junho 2011 da Revista Direcional Condomínios.

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − 16 =