Cruzar com um veículo esperto e ultra silencioso é cada vez mais comum nas cidades brasileiras.
Na verdade, estamos falando dos veículos elétricos, que apresentam alto rendimento (27,6 HPh/100 km se comparados aos 85,8 HPh/100 km de um carro à combustão), tendo assim, um custo bem menor por KM rodado, baixíssimo nível de ruído do motor e ainda poupam o meio ambiente. Os chamados VEs são bastante comuns em vários países e já estão chegando com força no Brasil. Quanto ao alto rendimetno, mais informações em http://www.gesel.ie.ufrj.br/app/webroot/files/publications/02_faller_2020_01_07.pdf .
Segundo a ABVE, estima-se que, em dezembro de 2020, a frota brasileira de VEs tenha atingido em torno de 42.300 VEs, entre híbridos e elétricos puros, o que representa mais de 1% da frota nacional. De 2019 a 2020 também se constatou que as vendas de VEs novos apresentaram um crescimento de 66%. Seguindo este ritmo, em 2025, o Brasil terá uma frota de mais de 100.000 VEs.
Atualmente, o maior desafio para a engenharia de VEs é desenvolver baterias menores, mais leves e com maior capacidade de carga, o que dará maior autonomia aos mesmos. As pesquisas atuais estão focadas nas baterias de lítio, mas há um crescente investimento em baterias a base de grafeno e a base de células de hidrogênio (SOFC) originado de fontes como o etanol.
No Brasil, algumas montadoras se preparam para lançarem seus modelos de VEs nacionais, mas já existe a primeira fábrica de carregador profissional para VE que é a INCHARGE, empresa localizada no “Vale da Eletrônica”, em Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas Gerais. Além de a INCHARGE fabricar carregadores inteligentes para praticamente qualquer marca ou padrão de conexão de VE, a empresa desenvolveu um aplicativo (semelhante ao Wase) que informa em tempo real ao usuário a localização exata e a disponibilidade instantânea dos postos de carregamento existentes, além de muitas outras facilidades, como a possibilidade de reserva de carregamento em dia e hora marcados, para o melhor planejamento dos seus traslados ou viagens.
Eduardo Pina, diretor de engenharia da INCHARGE, acredita que a demanda de recarga para os VEs crescerá cada vez mais e de forma muito rápida para os próximos anos no Brasil. Pina também informa que a empresa está preparada com uma solução robusta, de alta tecnologia, e com uma interessante inovação que é a replicação de carregadores numa mesma instalação, com o balanceamento inteligente do ciclo de cargas, permitindo que, muito mais VEs sejam recarregados ao mesmo tempo e com a emissão de contas individualizadas. Esta é outra grande vantagem, sendo assim, uma solução inteligente e bastante segura para carregamentos coletivos, como acontecerá em breve nos condomínios e estacionamentos diversos.
Atualmente, a INCHARGE oferece soluções de carregamento para os mais diversos locais de uso, tais como garagens de condomínios, estacionamentos de shoppings, supermercados, clubes, hotéis, academias, escolas, universidades, hospitais, marinas, empresas em geral e, inclusive, para o segmento de postos de combustíveis, uma vez que muitos proprietários já estão repensando e readequando o seu modelo de negócio, passando agora, a venderem também energia elétrica.
Na Rodovia Fernão Dias (BR 381), que liga São Paulo a Belo Horizonte, a INCHARGE instalou alguns carregadores e criou a “Rota do Pão de Queijo”, que permite aos VEs serem abastecidos neste trajeto. A empresa se prepara para criar diversas outras rotas em rodovias importantes em todo o país.
Atrelada às revisões semestrais, a INCHARGE oferece três anos de garantia em todos os seus carregadores. A empresa tem canais de vendas em diversas capitais do país com seus parceiros devidamente treinados em fábrica para fazerem a instalação e prestarem assistência técnica local. A engenharia da INCHARGE está à disposição para dar entrevistas e fornecer mais informações sobre seu produto/tecnologia.
Mais informações
Site: www.incharge.eco.br/condominios
App: www.incharge.app
Tel.: (35) 3473-0824