Inspeção das Instalações hidráulicas

A água vale e muito no dia a dia de um condomínio, não só pelo que representa em termos de saúde e bem-estar, mas também pelo que pesa no bolso do condômino ao final do mês. Segundo o Secovi, o insumo representa o segundo maior gasto em um condomínio, superado apenas pela mão de obra. O empresário Mauro Imoto, diretor da Shop Service, nome fantasia da MIK Serviços Hidráulicos, observa que as pessoas, em geral, negligenciam ou não percebem problemas nas instalações hidráulicas que podem acentuar ainda mais o “peso” do custo ou desabastecimento de água em sua rotina diária. São eles a não regulagem das válvulas de descarga, vazamento na caixa aclopada, desgaste precoce dos equipamentos, dificuldade de estanqueidade dos registros, oscilação na pressão ou “até mesmo falta de água no chuveiro em horário de pico”, entre muitos outros.

Uma das especialidades da Shop Service é justamente fazer a instalação e manutenção da Válvula Redutora de Pressão (VRP), conforme as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para água fria (NBR 5626) e quente (NBR 7198). O VRP se aplica às edificações com altura superior a 40 metros (equivalente a 13 andares) e tem como “finalidade manter a velocidade e pressão da água a ser fornecida para os apartamentos, dentro dos parâmetros estabelecidos por essas normas”. Com 25 anos de mercado e especializada para condomínios, a Shop Service trabalha ainda com a localização e correção de vazamentos de água, troca ou instalação de colunas, reforma de barrilete, serviços em caixas d´água, excesso de pressão, além de soluções para ruídos, vibrações ou mesmo desabastecimento nos apartamentos. Entre os diferenciais da empresa destacam-se, segundo Imoto, o treinamento constante de sua equipe, a aquisição contínua de novas técnicas, além da eficiência e qualidade do serviço.

Na Hidráulica Oceano, os empresários Deisy Souza e Sérgio Anjos destacam o know-how acumulado em 18 anos de atuação profissional na área, seis dos quais à frente da empresa. Entre os diferenciais da Hidráulica Oceano figuram a habilitação para “identificar vazamentos difíceis”, a qualidade dos serviços e produtos (“adquiridos diretamente dos fabricantes”), técnicos próprios, preço justo e pagamento facilitado. “Por sermos especializados em condomínios, conhecemos muito o mercado em que atuamos e nossas equipes são experientes e treinadas para sempre encontrarem a solução mais satisfatória e econômica aos nossos clientes”, afirma Deisy Souza. Segundo a empresária, 72% da demanda da empresa diz respeito aos barriletes, recalques e colunas, mas a empresa trabalha com um portfólio bastante ampliado de serviços, incluindo tubulações (esgoto, águas pluviais e gás) e prumadas externas. Em 2011, a Hidráulica Oceano pretende aumentar ainda mais a sua capacidade de trabalho, investindo em novas ferramentas e equipes.

Também a Hidráulica Eficaz mantém uma política contínua de investimentos em equipamentos e treinamento de pessoal, aponta a empresária e tecnóloga em Construção Civil, Leda Macedo. “Como a maioria das obras é realizada em condomínios habitados, procuramos tecnologias que facilitem a sua execução”, observa Leda. Especializada em instalação e manutenção predial, a Hidráulica Eficaz atua sobre hidrantes, medidores, recalque, barrilete, colunas de tubulações para água potável, pluvial e esgoto, tubulações externas, impermeabilização de caixa d´água, limpeza preventiva das tubulações e caixas de inspeção, válvula redutora de pressão, além da individualização de água e gás, entre muitos outros.

Leda destaca que boa parte de seus técnicos já está há pelo menos sete anos na empresa, fundada em setembro de 2001 (por dois profissionais que já tinham experiência em hidráulica desde 1996). Isso garante segurança e qualidade dos serviços, observa. Seus funcionários possuem seguro individual, estão registrados junto ao CREA e fornecem Anotação de Responsabilidade Técnica (A.R.T.), exigida pela Lei Federal 6.496/77. Aos clientes, a empresa oferece seguro para obra, diz. Outros destaques da empresa são possuir sede, maquinários e frota própria, bem como localização estratégica, e propiciar atendimento 24 horas e orçamento sem compromisso, finaliza a empresária.


Matéria publicada na edição 152 nov/10 da Revista Direcional Condomínios

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