IOT nos condomínios – Que bicho é esse?

Vou falar um pouco sobre IOT nos condomínios, você sabe o que é isso? Vem comigo!

A melhor definição que achei até agora sobre a Internet das Coisas (IOT) foi a da Renata Rampim:

“Internet das coisas é um conceito em que o real e o virtual se conectam para criar um mundo mais inteligente em diferente segmentos da sociedade.”

Esse conceito tem o objetivo de conectar tudo à nossa volta, transformando objetivos analógicos em objetos inteligentes. Esse conceito vai ajudar as pessoas a viverem de forma mais inteligente e se adiantando a possíveis problemas.

Mas Odirley, se IOT é coisa do futuro, vem só daqui algumas décadas! será?

O papa da Internet das Coisas, “Bruce Sinclair”, em seu livro IOT, comenta que:

“Se você está em dúvida se sua casa deve abraçar ou não a Internet das Coisas (IOT), pergunte-se, antes, se ela já abraça a internet.”

Os nossos condomínios e apartamentos estão passando por uma grande transformação, hoje eles estão deixando de ser analógicos e se tornando automatizados. Logo em seguida, num futuro bem próximo, se tornarão inteligentes.

Agora vou pontuar algumas maravilhas da Internet das Coisas que marcarão presença nos nossos condomínios e apartamentos.

Vamos viajar no futuro comigo nesse artigo?

• Comando de Voz no Apartamento

Você entra no seu apartamento e pede para a Alexa (assistente virtual) tocar sua playlist romântica, esse comando de voz faz a Alexa tocar a música e diminuir a intensidade das luzes do apartamento, coloca o ar-condicionado numa temperatura mais fria, para que você esteja no clima de abrir um vinho (…).

• Elevadores Inteligentes

Dentro do elevador existem sensores que ficam monitorando os desgastes das peças e seus desempenhos.
Imagine a seguinte situação: O técnico do elevador visitaria o condomínio no dia 25/07, porém, no dia 30/06, o sensor que está monitorando o cabo gera um alerta em tempo real para a empresa de elevador, avisando que em mais 500 acionamentos ele deve dar problema.

Nesse exato momento a empresa de elevador já desloca um técnico para fazer a manutenção antes mesmo que o problema aconteça. Evitando um risco grave no quesito segurança e, também, evitando um gasto grande com a manutenção corretiva do equipamento.

• Cortina Inteligente

Hoje vários fabricantes têm cortinas automatizadas, que agem por meio de comandos. Imagine que essa cortina tem sensores conectados, onde ela abre e fecha conforme a luminosidade da área externa do condomínio. E quando ela abrir devido ao sol que está batendo na janela, automaticamente as lâmpadas daquele ambiente serão apagadas. Isso é tecnologia!

• Acessos

Com equipamentos instalados nas entradas do condomínio, tanto nos portões de pedestres, como nos veiculares, você poderá ter as informações de entradas e saídas na palma da mão.

Esses equipamentos ficam monitorando o fluxo de pessoas no condomínio e levando informações em tempo real para o morador.

O morador saberá quem está entrando no condomínio, pois o sistema gera uma notificação no aplicativo.

Além disso, o aplicativo envia informações avisando que a bateria do controle remoto veicular está acabando, informa o tempo de atendimento de seus convidados na portaria e dá acesso às câmeras para atuar numa emergência além da notificação.

Nessa linha, e ainda trazendo conforto para o morador, ao entrar no condomínio via QR Code, as informações já chegam para sua assistente virtual Alexa do seu apartamento, que já acende as luzes, manda tocar sua música favorita e, quando você entrar pela porta, ela te dirá: “Boa noite Odirley, seja bem-vindo”. Uauu!

• Mordomo virtual

Quantas vezes você comentou algo com uma pessoa sobre um produto que está em dúvida de comprar e, logo em seguida, abriu o celular e esse produto apareceu para você em forma de propaganda nas suas redes sociais!? Isso é o seu celular ouvindo você e te ajudando com informações para que você possa tomar a decisão.

Agora imagine entrar no elevador e a inteligência artificial reconhecer que é você, devido às informações de sensores e da câmera do elevador. Na tela do elevador, aparece um avatar chamado José, ele pergunta: “Senhor Odirley, hoje teremos uma assembleia no condomínio às 19:30 horas, onde a pauta será a reforma do ambiente de cinema do nosso condomínio. Gostaria de saber se posso fazer uma videochamada para o senhor às 19:29 horas para a sua participação da assembleia virtual”. O Senhor José (mordomo virtual) estará nas telas dos condomínios e, também, nos aplicativos.

• Bomba recalque inteligente

Essa bomba de recalque é responsável por elevar a água do reservatório inferior para o superior.

Serão instalados sensores que irão detectar se a bomba funcionou ou não, que mandarão um alerta para o aplicativo do responsável, de forma que o mesmo possa fazer a manutenção a tempo, para que não falte água no reservatório superior e, assim, evitando que o morador chegue à noite para tomar um banho e não tenha água no seu apartamento.

• Vazamento de água no condomínio

É o caso de sensores nas tubulações e, também, sensores de inundações em pontos estratégicos do condomínio, para detectar algum problema e enviar alertas no aplicativo do responsável, para que ele tome as providências necessárias.

Tem uma frase que eu falo que cabe bem para esse artigo, que é o seguinte:

“Um síndico atualizado nunca deixará seu condomínio desvalorizar!”

Gostaria muito que você pudesse comentar sua opinião sobre esse artigo, isso me ajuda a evoluir para os próximos, bora comentar?


Não reproduza o conteúdo sem autorização do Grupo Direcional. Este site está protegido pela Lei de Direitos Autorais. (Lei 9610 de 19/02/1998), sua reprodução total ou parcial é proibida nos termos da Lei.


Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove + quinze =