Itens obrigatórios

Para evitar acidentes no condomínio, é preciso manter os itens de segurança obrigatórios do prédio em dia. Segundo Clayton Claro da Costa, engenheiro civil e diretor do Departamento de Controle do Uso de Imóveis (Contru), ligado à Secretaria Municipal da Habitação de São Paulo, para que um prédio obtenha o Habite-se, ele é vistoriado pela subprefeitura competente (no caso da capital). “Se a construção atender ao Código de Edificações, do qual fazem parte os itens de segurança, o prédio é considerado seguro e consegue o Habite-se. Daí para a frente, é uma questão de manutenção e controle de todos os equipamentos”, orienta. Ou seja, conservar os itens de segurança também é dever do síndico. O zelador deve ser orientado para, periodicamente, vistoriar se os equipamentos estão aptos a funcionar. Clayton exemplifica que, atualmente, os prédios têm maior número de equipamentos automatizados (como geradores, iluminação das áreas comuns e itens para detecção de incêndios), que devem ser frequentemente testados.

A manutenção é fundamental mas, na opinião do diretor do Contru, não basta. “É preciso que o condomínio crie normas internas, amplamente divulgadas, e que elas sejam seguidas”, explica. Um plano de abandono deve ser simulado, como uma maneira dos moradores ficarem mais preparados em casos de emergência. Saídas e rotas de fugas, como escadas e portas, devem estar desobstruídas de equipamentos, entulho, vasos ou elementos decorativos que possam impedir a passagem dos moradores.

Pela portaria 614/01, publicada no Diário Oficial do Município em 14/09/2001, edifícios comerciais podem ser notificados, multados e até interditados pelo Contru. O mesmo não acontece em condomínios residenciais. Em caso de irregularidades percebidas na fiscalização das subprefeituras, o síndico é avisado dos problemas constatados e a responsabilidade passa para ele. “A menos que seja um caso de extrema gravidade, quando o Contru age com mais rigor, não podemos intervir nos prédios residenciais”, explica. Tenha em mente que, se um item de segurança falhar, o risco é dos moradores.

A segurança de um condomínio deve começar pelas instalações elétricas e de gás. “As instalações elétricas devem ser executadas e mantidas segundo a norma técnica NBR 5410 da ABNT, não admitindo equipamentos mal conectados, nem fiações expostas. Se o gás utilizado for o de rua todo encanamento, deverá ser bem executado. No caso de botijões, eles precisam estar em local bem ventilado, para que o gás possa ser liberado em caso de vazamento”, finaliza o diretor do Contru.

Autor

  • Diego

    Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book. It has survived not only five centuries, but also the leap into electronic typesetting, remaining essentially unchanged. It was popularised in the 1960s with the release of Letraset sheets containing Lorem Ipsum passages, and more recently with desktop publishing