A estação mais quente do ano pede muita água gelada, banho refrescante e piscina. Pede também ação rápida caso a chuva típica da época teime em inundar a garagem do condomínio. Se as bombas d’água falharem, muita gente vai ficar na mão e sobrará reclamação. A solução para evitar surpresas desgastantes pode estar na contratação de serviço de manutenção preventiva não só para bomba de recalque, mas de pressurização, drenagem, incêndio etc.
O síndico Aldo Busuletti fez da manutenção preventiva um hábito
Para o síndico profissional Aldo Busuletti, a interrupção do fornecimento de água é uma das situações mais complicadas em um condomínio, tanto que não abre mão de manutenção preventiva mensal no sistema de bombas dos edifícios que administra. “Nas inspeções técnicas, os técnicos verificam bombas e tudo o que estiver ligado ao bom funcionamento delas, como boias e quadro elétrico, por exemplo”, observa. Ele pondera que se optasse pela manutenção corretiva, certamente teria custos bem maiores quando surgissem os problemas.
Entretanto, para que a parceria com a conservadora dê certo, o síndico recomenda que o condomínio escolha uma empresa idônea e com profissionais capacitados, e que as visitas sejam acompanhadas pelo zelador. Mesmo com manutenção preventiva, Aldo reconhece que imprevistos podem acontecer, por isso a empresa escolhida tem que estar preparada para dar suporte ao condomínio em qualquer dia e horário, inclusive aos domingos e feriados. Com esses cuidados, as chances de inoperância das bombas ficam bastante reduzidas. “Por conta das manutenções, dificilmente tenho de trocar alguma bomba, exceto, claro, em casos extremos ou de modernização”, comenta Aldo.
De acordo com o mercado de bombas de água, os produtos são feitos para durar no mínimo 15 anos, mas uma instalação bem executada somada com manutenção preventiva prolonga a vida útil do equipamento.
“Em comparação às atuais bombas de alto rendimento, os motores antigos, com mais de dez anos, consomem de 50 a 75% de energia a mais. Vale considerar a troca.”
(Toninha Dos Santos, diretora, Mérito Comercial)
Matéria publicada na edição 296 jan/24 da Revista Direcional Condomínios
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