Modernizando instalações de gás nos condomínios

Sempre que assume a gestão de um condomínio, Ana Carolina Rodrigues logo verifica se as instalações de gás natural estão de acordo com normas técnicas da ABNT, instruções técnicas do Corpo de Bombeiros e se a manutenção preventiva está a contento. Isto porque “são importantes medidas na prevenção de acidentes, além de serem requisitos para renovação do AVCB”, diz a síndica profissional. Porém, em um condomínio da década de 1980, ela se deparou com um processo de modernização inconcluso.

Síndica Ana Carolina

Ana Carolina: empenho na troca de prumada do edifício

No condomínio de 14 andares e 42 unidades, na Vila Nova Conceição, zona sul, havia sido executada apenas a troca da prumada do lado par, cinco anos atrás. Naquela etapa, foi instalada uma nova prumada, de material multicamada, na fachada externa do edifício, e inutilizada a antiga, de ferro, embutida na parede. “Porém, a tubulação que abastecia o lado ímpar não foi trocada, mesmo havendo muita corrosão, o que poderia originar furos e vazamento de gás”.

Ana Carolina conta que o condomínio apresentava inadimplência na casa dos 30%. Assim que colocou as finanças em ordem, pôde aprovar a segunda etapa da modernização. O serviço (substituição de prumada e medidores) foi executado em 45 dias, entregue em setembro de 2022, e custou R$ 80.900. Os condôminos optaram pela tubulação multicamada (ou PEX), usada na Europa há mais de 15 anos na condução de gás natural. “Ferro não se usa mais nas tubulações, e se fosse de cobre, gastaríamos quase o dobro”, diz a gestora.

A síndica observa que esse material atende especificações normativas, sendo considerado seguro. É composto por uma camada de polietileno sobreposta por alumínio, que por sua vez, recebe uma camada de polipropileno e proteção UV. “Em geral a tubulação é amarela, mas pode ser pintada no tom da fachada para ficar mais discreta e uniforme”. Se a fachada for branca, no entanto, Ana Carolina acrescenta que existem tubos dessa cor.


Matéria publicada na edição 295 nov/dez-23 da Revista Direcional Condomínios

Não reproduza o conteúdo sem autorização do Grupo Direcional. Este site está protegido pela Lei de Direitos Autorais. (Lei 9610 de 19/02/1998), sua reprodução total ou parcial é proibida nos termos da Lei.

Autor

  • Diego

    Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book. It has survived not only five centuries, but also the leap into electronic typesetting, remaining essentially unchanged. It was popularised in the 1960s with the release of Letraset sheets containing Lorem Ipsum passages, and more recently with desktop publishing