Mooca, Vila Prudente & Água Rasa: Em conexão com a história brasileira

Regiões ocupadas por migrantes e imigrantes de bandeiras diversas, e áreas das mais urbanizadas da zona Leste da Capital Paulista, a Mooca, Vila Prudente e Água Rasa compõem um mosaico de culturas, em que se destaca a primeira. Com sotaque paulistano bem característico, nascida há 459 anos em terras indígenas, urbanizada depois de o português Borges de Figueiredo lotear sua fazenda e, logo então ocupada por milhares de italianos, a Mooca ainda mantém traços de toda essa herança, que se revela pela hospitalidade.

A síndica Angela Orefice, do Condomínio Edifício Monterrey, simboliza bem esse enredo. Nascida na Itália há 73 anos, imigrou menina para o Brasil e hoje circula pelo bairro com a desenvoltura de quem achou seu lugar e estabeleceu com ele uma relação de alma gêmea. Ao receber a reportagem da Direcional Condomínios para falar da Mooca, Angela reuniu a família (o marido Luiz e a neta Mariana) na cozinha, onde preparou o almoço. Afinal, é neste ambiente que se materializam a cultura e as tradições, que se formam laços sociais e de amizade; dele se extrai um dos principais legados da Itália na formação da diversidade brasileira.

Mas como acontece em toda cidade, a Mooca passa por intenso processo de verticalização: terrenos de antigas indústrias dão lugar a condomínios residenciais e comerciais contemporâneos, que se mesclam a alguns dos ícones locais, como o Estádio Conde Rodolfo Crespi, da Rua Javari (construído em 1929, palco dos jogos do Clube Atlético Juventus, o “moleque travesso”); a Igreja de São Rafael; e a Confeitaria Di Cunto, casa das mais antigas em atividade na cidade, nascida no final do século XIX, reinaugurada em 1935 pelos herdeiros do pioneiro Di Cunto, e comandada hoje por filhos e netos.

A partir deste miolo central se estendem regiões mais nobres, como o Parque da Mooca e o Alto da Mooca, que abrigam o Clube Juventus, o Teatro Arthur Azevedo (reformado e reinaugurado pela Prefeitura neste ano), o Parque da Sabesp e o shopping center do bairro. Quem quiser entender um pouco mais dessa trajetória, deve visitar o Museu da Imigração (Rua Visconde de Parnaíba, 1316; tel. (11) 2692-1866; www.museudaimigracao.org.br.). Ele ocupa as belas e amplas instalações da antiga Hospedaria de Imigrantes, que entre 1887 e 1978 recebeu 2,5 milhões de pessoas de 70 nacionalidades que aportaram no Brasil.

VILA PRUDENTE, ZELINA & ÁGUA RASA

A síndica Margarete Zanetti Alvarez enviou esta imagem tirada de uma das janelas de seu prédio, o Edifício Ideali, localizado no Parque Vila Prudente. O lugar foi urbanizado por lituanos e brasileiros de outras cidades paulistas e estados, passa por mudanças, especialmente desde a chegada do metrô da Linha Verde, e mantém relações com os paulistanos Tatuapé e Mooca e os vizinhos São Caetano do Sul e Santo André.

Matéria publicada na edição – 207 de nov/2015 da Revista Direcional Condomínios

Não reproduza o conteúdo sem autorização do Grupo Direcional. Este site está protegido pela Lei de Direitos Autorais. (Lei 9610 de 19/02/1998), sua reprodução total ou parcial é proibida nos termos da Lei.

Autor

  • Diego

    Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book. It has survived not only five centuries, but also the leap into electronic typesetting, remaining essentially unchanged. It was popularised in the 1960s with the release of Letraset sheets containing Lorem Ipsum passages, and more recently with desktop publishing