O mercado condominial despediu-se de Luciana Remondi (1972 – 2024) em dezembro. A súbita partida, no dia de Natal, em decorrência de um câncer de mama agressivo, pegou a todos de surpresa. Mesmo agora, quase dois meses depois, um misto de emoção e incompreensão vem à tona quando se fala no assunto. Comunicativa, radiante e acolhedora são predicados que lhe caem bem e ficam na memória daqueles que acompanharam sua curta, mas não menos impactante, trajetória no segmento de eventos condominiais.
![](https://direcional.s3.amazonaws.com/wp-content/uploads/2025/02/04194349/soniaeluciana.jpg)
“Nossa amizade foi curta, mas intensa. Sua fala mansa, doce, mas firme dizia: gosto de construir pontes, nunca muros. Seus eventos sempre iniciavam com a palavra Gratidão, falada três vezes. Vinha do coração! Café com Síndico era muito bem organizado, com conteúdo, presença garantida de síndicos, patrocinadores e, claro, um delicioso café, paella e moda de viola. Tudo caprichado!
Tínhamos grandes planos para 2025. Onde Direcional Condomínios for, vai levar o nome Luciana Remondi. Seu legado será eterno.” Sonia Inakake – sócia diretora do Grupo Direcional.”
Nascida em Santo André e criada entre o Sul de Minas e interior de São Paulo, Luciana começou a trabalhar ainda jovem com venda de seguros, e posteriormente atuou na área comercial de grandes empresas de produtos de limpeza profissional. Na última delas, passou a se relacionar mais com os condomínios em cidades do interior. Atenta, identificou a dificuldade dos síndicos em encontrarem bons fornecedores, e sugeriu que eles se reunissem na busca por soluções, ‘e para tomar um café’, como brincou um síndico. Nascia então o evento itinerante ‘Café com Síndico’, que percorreu várias cidades do estado de São Paulo de 2021 a 2024, promovendo o encontro de síndicos e fornecedores e trazendo oportunidades de newtworking e de informações com os convidados dos painéis. “Em 2024, trabalhamos muito o empoderamento feminino, a Luciana fez questão! Quando ela levou o ‘Café’ para Ribeirão Preto, em 2022, encontrou uma resistência fora do normal na ‘cidade da bota’ por ser mulher; teve até um síndico que estava atrás ‘do dono’ para elogiar o evento e custou a aceitar a ideia de que era ‘a dona’”, relata o filho Rafael Vieira, também parceiro de Luciana na empresa de eventos, bem como seu pai, Paulo Vieira.
Sobre a empresária Luciana, Rafael resume: “A minha mãe era detalhista, criativa e visionária. Mas o sucesso do ‘Café’ se deve também ao desempenho de uma equipe de alta performance, com cerca de 30 pessoas. Porém, o mérito dela é inegável. Ela conseguiu unir os síndicos no interior paulista, que antes tinham uns aos outros apenas como concorrentes”, atesta Rafael (filho da Luciana Remondi).
Matéria publicada na edição-308-fev/25 da Revista Direcional Condomínios
Não reproduza o conteúdo sem autorização do Grupo Direcional. Este site está protegido pela Lei de Direitos Autorais. (Lei 9610 de 19/02/1998), sua reprodução total ou parcial é proibida nos termos da Lei.
Autor
-
Jornalista apaixonada desde sempre por revistas, por gente, pelas boas histórias, e, nos últimos anos, seduzida pelo instigante universo condominial.