Nova NR-1 passa a valer em maio, o que muda para os condomínios?

No momento, você está visualizando Nova NR-1 passa a valer em maio, o que muda para os condomínios?

Em agosto de 2024, a Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1) foi atualizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para incluir a avaliação de riscos psicossociais no ambiente de trabalho. A atualização destaca a importância de gerenciar fatores como estresse, assédio moral e carga mental excessiva, e torna obrigatório a realização de exames psicológicos. Estas alterações passam a vigorar a partir do mês que vem.  

NR-1 e suas Propostas: 

O que é a NR-1? 

  •  A Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1) estabelece disposições gerais sobre segurança e saúde no trabalho, visando proteger os trabalhadores e garantir um ambiente seguro. 

Principais alterações: 

  • Identificação de Riscos Psicossociais 
  • Exame Psicológico 
  • Plano de Ação 
  • Monitoramento Contínuo 

Essas mudanças visam proteger a saúde mental dos trabalhadores, garantindo um ambiente de trabalho mais saudável e seguro. 

Consequências para trabalhadores em condomínios:  

As alterações na NR-1 e a obrigatoriedade dos exames psicológicos têm várias consequências para os trabalhadores em condomínios: 

  1. Maior Cuidado com a Saúde Mental 
  2. Ambiente de Trabalho Mais Saudável 
  3. Suporte Emocional 
  4. Aumento na Produtividade 
  5. Redução de Acidentes de Trabalho 

Consequências para os condomínios: 

  • Multas e Sanções Legais 
  • Processos trabalhistas  

Neste sentido, fica aqui um alerta, principalmente voltado aos gestores condominiais e empresas de terceirização de mão de obra, que a partir de agora terão que rever seu planejamento de RH e se moldar às alterações da NR-1, com cursos e treinamentos específicos.    

Matéria publicada na edição 310 abril 2025 da Revista Direcional Condomínios

Autor

  • JOÃO CARLOS TOBIAS

    Graduado em Administração Pública, Segurança do Trabalho e Gestão de Pessoas, aposentado da Polícia Científica de SP com 42 anos prestados à instituição. Mais informações: @jipreventoficial