O que é compensação ambiental e por que o síndico deve ficar atento?

No momento, você está visualizando O que é compensação ambiental e por que o síndico deve ficar atento?

O Termo De Compensação Ambiental (TCA) é um instrumento utilizado pelas prefeituras — por meio de secretarias como a do Verde e Meio Ambiente — para equilibrar os impactos ambientais causados por empreendimentos imobiliários. É um acordo formal entre o empreendedor e o poder público, em que o primeiro se compromete a realizar ações ou aportes em benefício do meio ambiente, como forma de compensar os impactos negativos causados pelo empreendimento. 

O leitor deve estar se perguntando qual a necessidade do TCA. Vejamos: quando um projeto causa supressão de vegetação, interfere em áreas verdes, afeta a fauna, ou modifica o uso do solo de maneira significativa, o órgão ambiental exige medidas de compensação. É um modo de tentar equilibrar os danos ambientais inevitáveis. 

O termo de compensação pode exigir que o empreendedor tenha de fazer o plantio de árvores nativas em áreas públicas, ou faça a doação de mudas ou insumos ambientais para a prefeitura. Comumente, exige-se a conservação de áreas verdes dentro do próprio terreno e isso acarretará numa obrigação que será herdada pelo condomínio. Uma vez feita a assembleia de instalação, o síndico passa a ter de zelar pelo cumprimento desses compromissos. As cidades possuem regras de construção que visam exatamente preservar índices de permeabilidade e estoque de áreas verdes. 

Estar atento aos espécimes vegetais que foram mantidos ou plantados como compensação é uma obrigação cidadã, que compete ao síndico exercer, observando se as plantas estão saudáveis, livres de pragas e com regas regulares. Afinal, se alguma delas morrer, o condomínio terá de repor, sob pena de multas e compensações muito mais custosas. TCA é algo importante para os condôminos e para os munícipes.   

Matéria publicada na edição 311 maio 2025 da Revista Direcional Condomínios

Autor