Com a programação de eventos cancelada em 2020 em função da pandemia, os moradores dos condomínios esperam ao menos contar com o lazer proporcionado pelas piscinas e áreas comuns para a sua diversão no próximo verão. Síndicos aproveitaram a quarentena para revitalizar muitos desses espaços.
A síndica Daniela Godoy, à esq. na imagem ao lado, e a gerente administrativa Karina Pravatti, à dir.: Com ares de resort, condomínioclube promove reforma na área da piscina (foto à esq.) e espera liberá-la para o verão
O período oficial do verão no Brasil inicia neste ano no dia 21 de dezembro às 07h02min e prosseguirá até a data de 20 de março de 2021. Esta é a época em que as pessoas mais aproveitam as piscinas, por ter os dias mais longos do ano e as temperaturas mais altas. Nos condomínios, elas esperam com ansiedade a possibilidade de usar as piscinas, depois de um bom tempo fechadas durante a fase mais aguda da quarentena. Mesmo porque, os residenciais suspenderam os eventos sociais e, em alguns lugares, como no condomínio-clube Family Santana, aproveitou-se o período para recuperar o tanque e decks de seu espaçoso balneário.
Implantado há 9 anos na região do Mandaqui, zona Norte de São Paulo, o Family Santana possui cerca de 17 mil m² de área, 4 torres e 400 unidades e costumava realizar festas temáticas no espaço das piscinas. Ele já esteve fechado uma vez, para reparos executados pela construtora, “por causa de vícios de projeto e execução”, observa a gerente administrativa Karina Silva Dalla Corte Pravatti. Como é uma área muito extensa e de grande movimentação, novas fissuras se formaram em alguns pontos do tanque maior, que precisou novamente ser esvaziado. Já o deck teve infestação de cupim. A previsão é que as obras estejam concluídas até o final do ano.
“POOL PARTY”
Com as torres voltadas para a região das piscinas, é inevitável que ela sirva de palco para boa parte das festas realizadas pelo condomínio. A advogada e síndica orgânica Daniela Cristina de Almeida Godoy lembra que em 2018, após uma primeira recuperação, o espaço foi reaberto com “uma grande pool party”. E neste ano de 2020 estava prevista a chegada de um “papai noel surfista”, marcando os festejos de Natal. “O evento está suspenso, ainda não cancelamos; mas é um acontecimento que costuma aglomerar, é muito difícil controlar as crianças”, observa a síndica. Por isso, a decisão depende de como se comportará a pandemia nesses meses de novembro e dezembro.
E mesmo na quarentena e com as obras em curso, o espaço recebeu duas lives [shows de música], destaca a síndica. Uma delas ocorreu para celebrar o Dia das Mães, com saxofonista e DJ, “mobilizando os condôminos em suas varandas”, lembra Daniela. Com mais de 50 itens de lazer, o Family Santana dispõe de um grupo de moradores voluntários que se responsabilizam pela grade anual de eventos.
A programação conta com recursos previstos no orçamento ordinário anual. Em 2020, a verba acabou redirecionada para a prevenção à Covid-19, à revitalização de uma horta e à cobertura parcial do espaço pet, entre outros. E, de acordo com a gerente Karina, o condomínio usou o período da quarentena para recuperar o piso de uma quadra poliesportiva e fazer a manutenção da grama sintética do campo de futebol society.
Matéria publicada na edição – 262 – nov-dez/2020 da Revista Direcional Condomínios
Não reproduza o conteúdo sem autorização do Grupo Direcional. Este site está protegido pela Lei de Direitos Autorais. (Lei 9610 de 19/02/1998), sua reprodução total ou parcial é proibida nos termos da Lei.