Discussões acaloradas, violência doméstica, briga entre adolescentes, entre outros problemas, são temas de nova série de TV. Da ficção para a realidade, números mostram crescimento das reclamações.
Foto: Reprodução/Instagram/@globoplay
O Globoplay exibe a partir de hoje (31/05) a série “Os Outros”, atração que trará debates, discussões sobre tolerância e falta de diálogo entre os moradores de um condomínio de classe média na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Criador da série, Lucas Paraizo se inspirou em conflitos reais relatados em condomínios. Dois episódios serão disponibilizados a cada semana.
Da ficção para a realidade, dados da Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo (AABIC), apontam que as confusões condominiais no Estado chegaram a mais de 300% antes da pandemia. Depois da calmaria, os casos vêm aumentando. “Os conflitos sempre existiram, antes as principais reclamações eram conhecidas como os cinco ‘Cs’: cachorro, criança, cano, carro e calote. Após a retomada do lockdown, houve um aumento principalmente pelo uso de garagens, áreas comuns e de convivência nos prédios”, diz o presidente da entidade, José Roberto Graiche Junior.
De acordo com o presidente da entidade, não raro há registro de discussões a conflitos com agressões graves e violência doméstica. Os casos vêm aumentando também pela quantidade de itens que existem nos empreendimentos, que hoje têm mais áreas de lazer. “O fim da pandemia gerou uma falsa sensação de que não há mais limites, porém, as regras existentes nos empreendimentos precisam ser obedecidas. Com isso, as notificações vêm crescendo”, diz.
Cada vez mais a mediação de conflitos e estratégias de gestão de crises nos condomínios vêm sendo essenciais para reduzir a animosidade e estimular os vínculos e cordialidade entre os moradores.