Outubro Rosa: saiba como e por que abordar a campanha em condomínios

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico do câncer de mama o mais breve possível. É justamente o diagnóstico precoce que salva vidas.

Organizado pelos síndicos, os condomínios também devem aderir ao movimento de conscientização, haja vista a grande quantidade de moradoras, e dessa maneira cumprir um papel primordial à sociedade condominial. Sabemos que vários órgãos e mídias abordam essa temática, mas nunca é demais, na condição de gestores, apoiarmos ações que visam a saúde da massa condominial.

É válido mencionar que no Brasil a segunda maior causa morte de câncer na mulher é o câncer de mama. Estimativa do INCA (Instituto Nacional de Câncer) aponta a descoberta de 74 mil novos casos ao ano no triênio que compreende de 2023 a 2025.

Tendo enfrentado – e vencido – por duas vezes o câncer de mama, eu não deixo passar o potencial informativo do Outubro Rosa. A cor da conscientização é rosa!  A experiência pessoal e como síndica me mostra que estou na direção certa ao levar a campanha para dentro dos meus condomínios.

As moradoras têm se mostrado participativas e muito satisfeitas com as campanhas que além de informativas, proporcionam momentos agradáveis e de entretenimento entre as mesmas, agregando ainda mais valores humanos e colaborativos entre vizinhos.

Assim, passo a apontar aos colegas de sindicatura várias dicas de ações preventivas que podem ser realizadas, vejamos: campanha de arrecadação de lenços de cabeça e posterior doação para instituição de câncer; palestras sobre o tema de prevenção que podem ser ministradas em áreas comuns como salão de festas ou churrasqueira; roda de bate-papo com moradores(as), coquetel, café da tarde, ou outro encontro com a temática para ensejar uma reunião de moradores(as) e assim promover debates sobre a prevenção do câncer de mama.

Além dessas atividades, poderão ser confeccionados cartazes e cartilhas alertando e ensinando sobre o autoexame e distribuídos ou enviados por e-mails para todos, com o intuito de disseminar a informação e desse modo contribuir para que mais mulheres façam dessa prática um hábito em sua rotina de saúde.

Também poderá ser feita uma decoração para lembrar a todos da campanha, como iluminação rosa nos jardins ou entrada do condomínio durante o mês de outubro.

Apoiar a campanha é uma excelente forma de conscientização, e realizar tais atividades no condomínio é excelente forma de prevenção!


Não reproduza o conteúdo sem autorização do Grupo Direcional. Este site está protegido pela Lei de Direitos Autorais. (Lei 9610 de 19/02/1998), sua reprodução total ou parcial é proibida nos termos da Lei.


Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − 1 =