Épocas de chuvas em condomínios.
Com intensas chuvas neste período, quais são os sinais de problemas que a fachada pode apresentar?
A manutenção de fachada de um condomínio envolve muitos procedimentos de manutenção ao longo dos anos, como a restauração do emboço de alvenaria, substituição de revestimento, impermeabilização e vedação dos caixilhos, por exemplo. E sua importância vai muito além da aparência, já que envolve a segurança de todos os usuários do condomínio, pois devido às infiltrações de água ao longo dos anos em períodos chuvosos, pode gerar desplacamento de revestimento e causar acidentes na sua queda, além de prejuízos materiais.
Se houver um desplacamento do revestimento da fachada, cair no vizinho, em carros, quebrar vidros, que providências tomar?
A primeira providência a ser tomada é o isolamento total do local, evitando qualquer tipo de danos materiais ou físicos e imediatamente registrar a ocorrência através do livro de ocorrências, gerar imagens comprobatórias e notificar o Síndico vizinho.
Se houver feridos ou até óbito, qual é a responsabilidade do síndico?
Em casos de queda de fachada ou de qualquer outra parte do prédio, normalmente é apurada a existência ou não de negligência, contudo, o síndico responderá por eventuais ocorrências. Cabe lembrar que o síndico é o representante civil do condomínio e, por isso, responde juridicamente por ele.
Matéria publicada na edição – 275 – fev/2022 da Revista Direcional Condomínios
Não reproduza o conteúdo sem autorização do Grupo Direcional. Este site está protegido pela Lei de Direitos Autorais. (Lei 9610 de 19/02/1998), sua reprodução total ou parcial é proibida nos termos da Lei.