Pinheiros (Vila Madalena), Itaim Bibi (Brooklin) & Jardim Paulistano: Conheça os destaques de cada bairro

Parques, praças, teatros, bibliotecas públicas e festas coletivas (Blocos de Carnaval, Maifest no Brooklin e Feira de Artes na Vila Madalena)

Ocupar é preservar, cuidar, ajudar a melhorar, desenvolver a sociabilidade e alteridade, evitar vandalismos e abandono. A partir dessa convicção, a edição impressa da Direcional Condomínios introduziu nova seção em 2015 – “O síndico e sua região” – com o objetivo de defender o maior convívio do morador com o espaço público da cidade.

Isso é notadamente facilitado pela diversidade cultural e de lazer oferecida pelos distritos abordados na edição de fevereiro. A seguir, um breve roteiro com dicas de ambientes bacanas para os condôminos conhecerem em seus próprios bairros.

Pinheiros / Vila Madalena (Alto de Pinheiros)

Cheia de praças e parques, o verde sobressai em Pinheiros e na Vila Madalena, particularmente pelas Praças Pôr do Sol e Victor Civita. No entanto, em fevereiro, a marca principal da região ficará por conta do colorido e da sonoridade dos diversos blocos carnavalescos tomarão que tomarão as ruas da Vila Madalena e de Pinheiros. Roteiro e datas foram definidos em conjunto com a Subprefeitura de Pinheiros, mas quem organizou uma agenda bem detalhada foi o jornal Folha de S. Paulo (consulte através do link
http://guia.folha.uol.com.br/shows/2015/01/1575542-carnaval-2015-blocos-de-rua-shows-e-ensaios-tecnicos-para-entrar-no-clima.shtml ). A programação será fechada no dia 21/2, entre 14h e 19h, pelo Bloco Bicho Maluco Beleza, com participação do cantor Alceu Valença. O ponto de concentração do bloco estará na Avenida Paulo VI, próximo à Praça Celso Delmonto, e seguirá até o começo da Avenida Sumaré (altura do Viaduto da Avenida Doutor Arnaldo).

Reserve um tempo ainda para conhecer a(o):

  • Praça Pôr do Sol (Praça Coronel Custódio Fernandes Pinheiros);
  • Praça Victor Civita (Rua do Sumidouro, 580. Com área cercada de 13 mil metros, tem horário de funcionamento: das 6h30 às 19h);
  • Parque Villa-Lobos (fica no Alto de Pinheiros, é um dos maiores da cidade, com 732 mil m2. Enderenço: Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2001; funcionamento: de segunda a segunda, das 5h30 às 19h ou 20h/horário de verão);
  • Instituto Tomie Ohtake (Rua Coropés, 88);
  • Centro Cultural Rio Verde (Rua Belmiro Braga, 181);
  • 38ª Feira de Artes da Vila Madalena (agendada para agosto no entorno das Ruas Fradique Coutinho e Wisard; mais informações feiradavila@vilamadalena.net).

Condomínios da Vila Madalena adotam praça

A Praça Eder Sader (acessos pela Rua Fidalga, 800, ou pela Rua Filipe de Alcaçova, s/nº) exibe novo cenário desde o final de 2014. Os condomínios do entorno vêm se mobilizando junto à Subprefeitura de Pinheiros para recuperar o local, com o apoio de uma empresa privada. A conquista mais recente são os grafites renovados e a quadra poliesportiva recuperada. Os síndicos de quatro desses condomínios costumam reservar um período semanal da jornada de suas equipes de trabalho para realizar serviços básicos de manutenção da praça.

Itaim-Bibi, Jardim Paulistano & Brooklin

Boa variedade de teatros, cinemas, pubs e restaurantes dá o toque especial desses distritos, também marcados pela forte presença do verde. Assim, o grande destaque fica por conta do chamado Parque do Povo (na verdade, Parque Mário Pimenta Camargo), aonde as pessoas fazem piqueniques e caminhadas (endereço: Avenida Henrique Chamma, 420; funcionamento diário das 6h às 22h).
O Brooklin, por sua vez, protagoniza uma das festas de rua mais importantes da cidade, a Maifest, que realizará uma nova edição no mês de maio (confira a programação em www.maifest.com.br). E o Jardim Paulistano comemora seu aniversário no dia 07/02.

Reserve um tempo ainda para conhecer a(o):

  • Biblioteca Anne Frank (Rua Cojuba, 45; telefone: 11 – 3078-6352);
  • Museu da Casa Brasileira (Avenida Faria Lima, 2.705; funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 18h; telefone: 11 – 3032-3727);
  • Teatro Décio de Almeida Prado (Rua Cojuba, 45 B; telefone: 11 – 3079 3438; Para receber a programação via email, escreva para teatrodecioaprado@prefeitura.sp.gov.br);
  • Teatro Cultura Artística no Itaim (Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 1830; telefone: 11 – 3258-3344);
  • Teatro Juca Chaves (Rua João Cachoeira, 899 ; telefone: 11 – 3881-1879);
  • Theatro NET São Paulo (Rua Olimpíadas, 360. Informações através do site: www.theatronetsaopaulo.com.br).

Fotos: Rosali Figueiredo

Matéria complementar da edição – 198 de fev/2015 da Revista Direcional Condomínios

Autor