Polícia desarticula bando que roubava condomínios de luxo

A Polícia Civil de Agudos (13 quilômetros de Bauru) desarticulou uma quadrilha que costumava roubar condomínios de alto padrão no município. Quatro homens e um adolescente de 17 anos foram apontados como autores de três assaltos que ocorreram no mês de maio deste ano. A ação teve apoio do Centro de Inteligência Policial da Delegacia Seccional de Bauru e da Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise), também de Bauru.

Segundo o delegado titular de Agudos, Jader Biazon, foram 40 dias de investigações para chegar até Tadeu Aparecido dos Santos Júnior, de 37 anos, Isaías Moisés de La Cruz Alvarado, de 30, James Afonso da Cruz, de 31, e Rayderson Fernando Trindade da Silva, de 26, além do garoto de 17 anos, cuja identidade será preservada em respeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Biazon acrescenta que o grupo vivia no bairro Fortunato Rocha Lima, em Bauru, mas se uniu para roubar condomínios na cidade vizinha. O primeiro assalto se deu na noite do Dia das Mães, em 8 de maio, no Jardim Márcia. Já o segundo ocorreu cinco dias depois, na madrugada do dia 12, no Recanto dos Nobres. O terceiro, por fim, se deu na madrugada do dia 19, no Jardim Esmeralda. Parte dos produtos roubados foi recuperada pela polícia.

O delegado constata que o grupo costumava agir da mesma forma em todos os assaltos: seus membros estudavam as casas antes de invadi-las. “Eles escolhiam as residências que ficavam em regiões periféricas do condomínio, para evitar que alguém ou, até mesmo, os vigias os vissem”, descreve. Além disso, o quinteto utilizava uma escada para pular os muros e desarticulava os alarmes das casas antes de render as vítimas, que já estavam dormindo.

Violência

Biazon revela que a quadrilha agia com violência. “Armados e encapuzados, eles acordavam as vítimas, as amarravam e as amordaçavam. Já chegaram a fazer até roleta russa, para que mostrassem onde guardavam os objetos de valor”, argumenta. Tanto é verdade que, segundo o delegado, das três famílias que foram vítimas do grupo, apenas uma permanece na residência que abrigou o crime. “Não porque quer, mas porque não tem outro lugar para ir”, diz.

Para chegar até o bando, a polícia fez duas operações no Fortunato Rocha Lima, uma no dia 30 de maio e outra em 15 de junho. Nelas, Tadeu, Isaías e Rayderson foram presos e encaminhados ao Centro de Detenção Provisória (CDP) de Bauru. James está foragido. Já o adolescente foi apreendido e levado à Fundação Casa, também de Bauru. Todos foram acusados de associação criminosa e roubo.

Esclarecido

O delegado Jader Biazon afirma que todos os roubos a residência ocorridos neste ano, em Agudos, foram esclarecidos pela Polícia Civil. Conforme o JC já noticiou, o primeiro deles se deu no dia 8 de abril, no Jardim Márcia. Menos de 20 dias depois, dois homens foram presos acusados do crime. Um deles, que seria o mentor da ação, trabalhou em uma obra vizinha ao imóvel e conhecia a rotina das vítimas.

Todos os acusados têm ‘ficha suja’

O delegado Jader Biazon revela que Tadeu Aparecido dos Santos Júnior era o líder da quadrilha. Ele já foi indiciado 13 vezes por furto, duas por roubo, duas por porte ilegal de arma e uma por uso de identidade falsa. Também foi condenado oito vezes por furto e duas por porte de arma. Inclusive, ele saiu da cadeia em 30 de abril deste ano e, oito dias depois, se juntou ao bando para roubar a primeira das três residências.

Já Isaías Moisés de La Cruz Alvarado é peruano e já foi indiciado duas vezes por tráfico de drogas. James Afonso da Cruz, por sua vez, foi indiciado sete vezes por roubo e condenado em três delas. Com mandados de busca e apreensão em mãos, a polícia foi até a casa dele, mas não o encontrou. Em compensação, foram apreendidos 150 gramas de cocaína – o que corresponde a cerca de 500 pinos da droga -, uma balança de precisão e dinheiro. James está foragido. Outro membro do grupo, Rayderson Fernando Trindade da Silva possui uma condenação por tráfico. O adolescente, por fim, já tem passagem por mais de um roubo.

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 − 4 =