Por que os arrastões a condomínios continuam ocorrendo na cidade de São Paulo?

Por que os arrastões a prédios ainda ocorrem em São Paulo é uma pergunta feita invariavelmente entre as pessoas que moram e trabalham em condomínios, principalmente após a ocorrência de um ARRASTÃO. Porém, talvez, a resposta desta pergunta possa ser encontrada nas respostas de outras perguntas.

Antes de buscarmos saber a razão da continuidade destes arrastões, por um acaso, você já parou, pensou e refletiu sobre as seguintes perguntas?

– Qual a importância que você e os demais moradores (as) dão à SEGURANÇA?
– Por que será que os bandidos “escolheram” aquele condomínio para invadir?
– No seu condomínio, há o RESPEITO de todos aos procedimentos de SEGURANÇA?

Seguindo esta linha de pensamento, vamos JUNTOS construir uma análise referente à segurança dos condomínios, para verificarmos se desta forma podemos responder à pergunta que serve de título a este artigo. Assim, vejamos:

Inicialmente, é preciso dar à SEGURANÇA o devido RESPEITO!

Quando falamos em importância à Segurança, significa: INVESTIMENTO!

Na área de segurança, o condomínio que comprar ou terceirizar equipamentos de segurança não estará realizando gastos, mas sim, estará INVESTINDO EM TRANQUILIDADE, buscando garantir vê-lo SEGURO, bem como, afastando, desta forma, os marginais e os possíveis arrastões.

É claro que para isto, o condomínio deverá contar com profissionais sérios, gabaritados e competentes, devendo realizar um DIAGNÓSTICO DE SEGURANÇA para identificar preventivamente e com precisão as falhas existentes, e com isso, corrigi-las, dentro do menor orçamento possível.

Quanto à segunda pergunta: Por que será que os bandidos “ESCOLHEM” determinado condomínio e da mesma forma, os mesmos bandidos “EVITAM” outros condomínios?

A resposta é até simples: É porque o marginal NÃO BUSCA DIFICULDADE e muito menos, o marginal NÃO DESEJA SER PRESO!

Pode acreditar caro (a) leitor (a), o marginal sempre deseja realizar o seu crime com o máximo de garantia possível. Ele busca sempre ENTRAR FÁCIL no condomínio, dominar os moradores, subtrair os valores ($$) e sair sem ser identificado ou PRESO.

O marginal escolhe o condomínio de acordo com as “informações” que possa ter, para que, desta forma, possa avaliar o seu risco e, acima de tudo, assegurar a possibilidade de GANHO da sua ação criminosa.

A única forma de tornar DIFÍCIL a ação criminosa, e assim AFASTAR o marginal, é o condomínio contar com sistemas integrados de segurança (segurança física, eletrônica, humana e procedimental), tornando-o muito mais SEGURO e difícil de ser INVADIDO.

Quanto à terceira e última pergunta, para respondê-la, devemos inicialmente buscar o significado da palavra CONDOMÍNIO, qual seja:

a) O direito exercido por mais de uma pessoa, sobre o mesmo objeto;
b) O direito de propriedade exercido em comum;
c) A posse ou o direito simultâneo, por duas ou mais pessoas, sobre o mesmo objeto.

Nesta linha de pensamento, defendemos que A UNIÃO FAZ E TRAZ A FORÇA!
Os condomínios em que TODOS (as) moradores (as) exerçam a posse e o direito de propriedade com RESPEITO ÀS NORMAS, com certeza, estarão muito mais SEGUROS!

O entendimento entre os (as) moradores (as) é fundamental para a segurança do condomínio, pois desta forma, se todos forem preocupados com o tema e desejarem a segurança da sua unidade habitacional e dos seus entes queridos (familiares), com certeza terão RESPEITO aos procedimentos de segurança adotados.

Destaca-se que, em nada adiante ($$ – INVESTIR – $$) em segurança, instalando sistemas eletrônicos, guarita blindada, seguranças externos, controle de acesso etc., se o morador (a) NÃO RESPEITAR os procedimentos de segurança que farão todo o sistema operar em perfeita harmonia, conforme o pré-estabelecido.

Não respeitar os procedimentos significa expor a segurança do seu condomínio!

Portanto, após esta breve análise, podemos CONCLUIR que o motivo dos arrastões continuarem está no fato, infelizmente, mas real, de muitos condomínios ainda estarem INSEGUROS.

Entendemos que o condomínio que desejar estar seguro, deverá realizar um trabalho de conscientização entre todos (as) os (as) moradores (as), buscando o entendimento da importância deste tema para a qualidade de vida de todos (as), bem como, deverá investir PREVENTIVAMENTE, passando a contar com profissionais sérios, e desta forma, realizar um Diagnóstico de Segurança, para verificar o que poderá ser feito para aumentar sua eficácia e diminuir o risco de vir a ser a próxima vítima de um Arrastão.

São Paulo, 8 de março de 2012

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete − 3 =