Primeira cartilha da América Latina sobre impermeabilização e saúde é distribuída em condomínios residenciais em São Paulo

A Cartilha do Movimento Construção Saudável é a única que mostra a relação direta entre as patologias nos imóveis e os problemas de saúde nos moradores.

Cartilha de impermeabilização

A cartilha pioneira, no Brasil e América Latina, sobre a importância da impermeabilização dos imóveis para o bem-estar das pessoas, elaborada pelo Movimento Construção Saudável, evidencia a conexão direta entre a saúde das casas e dos seus moradores e está disponível gratuitamente on-line, por meio do site: https://construcaosaudavel.org/

O objetivo é orientar a população, empresas e cidadãos sobre os problemas causados pelas patologias das edificações à saúde humana, em especial aqueles provocados por infiltração, umidade, mofo e bolor, que contribuem para o agravamento das doenças respiratórias. 

A ideia central é espalhar nas redes de condomínios de todo o Brasil para que cada vez mais pessoas tenham acesso à informação. Os síndicos de condomínios com sistema de televisão interno podem solicitar pelo e-mail contato@constrcaosaudavel.org o link da cartilha e fazer a divulgação. O condomínio Piazza Alberone, na Consolação, em São Paulo, já colocou em prática: “Ajudar a orientar os condôminos sobre a falta de impermeabilização e a relação com problemas respiratórios é essencial para a qualidade de vida no edifício”, afirma a síndica Marisa Polichuk.

A publicação está alinhada com o 3º ODS (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas) para 2030: garantir uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades. A cartilha oferece uma visão geral sobre os principais problemas dos imóveis relacionados à umidade e infiltrações, descrevendo alguns dos efeitos nocivos à saúde associados à exposição ao mofo e ao bolor. “O material auxilia no reconhecimento dessas patologias nos ambientes e explica a importância da qualidade do ar em ambientes internos”, conta Julio Barbosa, diretor-executivo do Movimento Construção Saudável.

Além dos moradores e profissionais de condomínios, pessoas de todo Brasil podem acessar a cartilha via celular, tablet ou computador. O material é revisado de forma periódica a fim de oferecer informações, dados e estudos recentes.

A cartilha “Impermeabilização é Saúde” é uma criação do Movimento Construção Saudável, com o apoio do IBI (Instituto Brasileiro de Impermeabilização), Centro Universitário FAM, Doutor Fam, PNQAI (Plano Nacional de Qualidade do Ar Interno), Virada Sustentável e Abrava (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação e Aquecimento).

Sobre o Movimento Construção Saudável

http://construcaosaudavel.org

O Movimento Construção Saudável reúne as principais empresas do mercado de impermeabilização – Mactra, Sika, Vedacit e Viapol – com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de cuidar da saúde das habitações e das pessoas.

Criada em 2019, a iniciativa discute os benefícios de impermeabilizar de forma correta e as consequências que o processo traz para a saúde das pessoas. O Movimento promove ações em eventos, revendas, home centers e demais pontos de venda. 

Conscientes do impacto na vida da população e de que grande parte espera o problema aparecer ao invés de prevenir, as empresas criaram o Movimento para conscientizar os profissionais, ampliar a percepção da sociedade sobre a importância do tema e, consequentemente, fortalecer o setor para transformar essa realidade.

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 + 17 =