ProAcústica lança guia de boa convivência sonora para vizinhos na pandemia

A ação é parte da campanha #sonsqueamo e integra o calendário oficial do Ano Internacional do Som 2020/21.

convivência sonora nos condomínios

A pandemia de Covid-19 transformou a vida de milhares de pessoas pelo mundo e ocasionou o fechamento de locais de convívio, comércio, estudo e trabalho. Mais ainda, obrigou a população ao confinamento em casa como proteção à transmissão da doença. Pensando em contribuir para atenuar possíveis conflitos sonoros causados pela ocupação constante de pessoas em casa, por longos períodos, a ProAcústica (Associação Brasileira para a Qualidade Acústica) lançou o guia “Dicas de boa convivência sonora em condomínios – durante a quarentena de Covid-19”.

>> Leia aqui o guia da ProAcústica

O material produzido pela ProAcústica traz soluções simples que ajudam vizinhos, principalmente em condomínios, a conviverem melhor sem que o som de cada espaço interfira no conforto do outro. Entre elas, orientações como a de procurar andar de chinelo ou pantufa em apartamentos. Isso ajuda a diminuir o atrito com o piso e laje e diminui a possibilidade de ruído para o apartamento no andar debaixo. Além disso, o uso de tapetes ajuda a minimizar impacto dos passos e o barulho das quedas de objetos no piso.

O guia traz ainda orientações para quem está fazendo home office. A ideia é fazer com que as rotinas individuais não impactem as atividades coletivas e deixem de gerar atritos em um momento de isolamento social. Trata também da questão das crianças impedidas de saírem de apartamentos, tendo elas toda energia para gerar ruídos importunos aos vizinhos. Além disso, explica conceitos básicos de acústica em edificações para que as pessoas evitem arrastar móveis, e efetuem o mínimo de reparos e consertos possíveis.

Essas e outras situações foram estruturadas para tentar contribuir com o momento delicado. O guia faz parte campanha #SonsQueAmo. A ação tem como objetivo causar uma reação positiva da sociedade como forma de expressão de liberdade frente à imobilidade e ao silêncio. E incentiva as pessoas a gravarem com os celulares vídeos com áudio que expressem os sons que acalmam, emocionam, movem e que cada um mais ama.

A ideia foi ampliar uma corrente positiva por meio de postagens via upload ou link do canal Youtube do internauta, diretamente no hotsite da campanha ou, ainda, ser publicado como um feed na rede social Instagram, acompanhado da #SonsQueAmo e marcando @associacaoproacustica. A campanha se estende até outubro deste ano.

O movimento foi iniciado como uma das ações do Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído (INAD BR), comemorado no dia 29 de abril passado, e integra o calendário oficial do Ano Internacional do Som 2020/21, organizado pela ICA International Commission for Acoustic, um empreendimento de caráter mundial. Uma resolução da Unesco reconhece a influência do som no equilíbrio dos seres humanos bem como os impactos econômico, ambiental, social, médico, industrial e cultural no mundo atual. O INAD é um evento mundial de conscientização, que propõe 60 segundos de silêncio a fim de demonstrar o impacto do ruído na vida cotidiana.

Sobre a ProAcústica

A ProAcústica Associação Brasileira para a Qualidade Acústica congrega empresas e profissionais empenhados em alavancar o desenvolvimento da acústica no Brasil. Criada em 2010, e lançada ao mercado em 2011, nasceu da iniciativa e oportunidade de divulgar e promover a toda sociedade a importância da técnica, do desempenho e da qualidade acústica nas edificações e no meio ambiente, como fator de bem-estar e de saúde pública.

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − 6 =