Programa “Porteiro Amigo do Idoso” abre inscrições para nova turma em SP

Iniciativa pioneira e gratuita do Grupo Bradesco Seguros será realizada nos dias 18, 19 e 20 de agosto, entre 8h30 e 12h30

Criado pelo Grupo Bradesco Seguros, o programa Porteiro Amigo do Idoso – que visa a capacitar os profissionais que lidam diariamente com moradores longevos a oferecer-lhes soluções e cuidados adequados às suas necessidades – está com inscrições abertas para a quinta turma do ano em São Paulo. Inteiramente gratuitas, as aulas serão realizadas de 18 a 20 de agosto, das 8h30 às 12h30, na República (Av. Ipiranga, 313). Os interessados podem se inscrever pelo site www.vilavelha.com.br/longevidade.

Em São Paulo, o programa foi lançado em 2012 no bairro Higienópolis, onde se estima que haja cerca de 15 mil pessoas com 60 anos ou mais. Desde a criação do programa, em 2010, no bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro, já foram formados cerca de 1.200 profissionais. A expectativa é formar, no total, aproximadamente 1.700 porteiros até janeiro de 2016, uma vez que a iniciativa foi estendida a outras cidades paulistas (Campinas, Santo André e Ribeirão Preto) e outros estados (Minas Gerais e Espírito Santo), além de alcançar novos bairros no Rio de Janeiro (Botafogo, Flamengo e Tijuca, além de Copacabana).

— Em 2015, o programa Porteiro Amigo do Idoso ganha ainda mais projeção, com a inclusão de novas praças não só no Rio de Janeiro, onde ele nasceu, mas também em São Paulo, além de ser lançado em outros estados, onde estamos tendo ótima receptividade. Essa iniciativa faz parte do compromisso do Grupo Bradesco Seguros com a realização de ações que incentivem a conquista da longevidade com qualidade de vida, saúde e bem-estar — explica Eugênio Velasques, Diretor do Grupo Bradesco Seguros.

De acordo com o Censo 2012 (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE), a população de idosos na cidade de São Paulo apresenta ritmo de envelhecimento acelerado. Em 2027, São Paulo terá mais idosos do que jovens morando na cidade. Segundo a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade – portal de estatísticas do Estado de São Paulo), o índice de envelhecimento da população, que relaciona o grupo de pessoas com mais de 60 anos de idade, em comparação a jovens com menos de 15 anos, vai dobrar até 2030. A proporção, que em 2010 era de seis idosos para cada 10 jovens, passará, em 2030, para 12 idosos a cada 10 jovens.

Metodologia do treinamento

A metodologia, desenvolvida pelo Senac RJ, inclui uma vivência para que os alunos aprendam a se colocar no lugar dos idosos e a lidar com situações comuns para quem convive com pessoas longevas. Óculos para dificultar a visão, pesos nos pés e aparelho auricular, entre outros artifícios, são utilizados de forma que os porteiros sintam as limitações que a idade pode trazer e reflitam sobre as dificuldades enfrentadas pelos mais velhos.

O objetivo é capacitar o porteiro – apontado como “o melhor amigo do idoso”, em pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com cidadãos da terceira idade de 32 países – a atuar de forma preventiva e proativa na resolução de questões do cotidiano, contribuindo para a segurança, autonomia, mobilidade e independência da população longeva.

Para Gilberto Brito de França, zelador que participou da primeira turma deste ano em São Paulo, o curso não mudou somente a maneira de enxergar o seu dia a dia no condomínio, onde trabalha há 10 anos. “Aprendemos coisas que podemos trazer para o nosso cotidiano”, afirma. Com sua influência de zelador, conseguiu, por exemplo, convencer os moradoresa instalar barra de apoio nos banheiros dos apartamentos. “Eu mesmo comprava e instalava o acessório para eles”, orgulha-se.

O programa

O programa Porteiro Amigo do Idoso foi criado em 2010 pelo Grupo Bradesco Seguros, sob a orientação do médico e pesquisador em saúde pública Alexandre Kalache, conselheiro sênior sobre Envelhecimento Global da Academia de Medicina de Nova York (The New York Academy of Medicine) e ex-coordenador de programas de envelhecimento da Organização Mundial da Saúde (OMS). Considerado uma das maiores autoridades internacionais em gerontologia, Kalache é consultor do Grupo Bradesco Seguros para questões relacionadas à longevidade.

De acordo com o último censo demográfico divulgado pelo IBGE, em 2010, a população de idosos no Brasil (60 anos ou mais) era de aproximadamente 20 milhões de indivíduos, equivalente a cerca de 10% do total. Até 2050, a estimativa é que esse universo triplique, chegando a 64 milhões de habitantes, ou seja, 30% da população, a mesma proporção do Japão. “A diferença”, explica Kalache, “é que os países desenvolvidos primeiro enriqueceram para depois envelhecerem, nós estamos envelhecendo antes de termos vencido as mazelas do subdesenvolvimento. Ainda estamos engatinhando nas políticas públicas necessárias para assegurar que a grande conquista do século XX (mais anos de vida) não se transforme em um gigantesco problema”.

Sobre o Grupo Bradesco Seguros

O Grupo Bradesco Seguros, patrocinador oficial dos Jogos Rio 2016, tem atuação multilinha em âmbito nacional. No primeiro semestre de 2015, seu faturamento atingiu R$ 30,2 bilhões nos segmentos de seguros, capitalização e previdência complementar aberta. Tal valor representou evolução de 19,4% em relação ao totalizado no mesmo período de 2014.

Sobre o Senac RJ

O Senac RJ é uma instituição de ensino que atua há 69 anos na profissionalização de mão de obra para setor de comércio de bens, serviços e turismo no Estado do Rio. Atualmente, é referência na oferta de cursos profissionalizantes, tendo atingido a marca de 77% de empregabilidade nos últimos anos, e investe fortemente em inclusão social por meio de capacitação para o mercado de trabalho. Com 39 unidades em todo o estado do Rio, de 2010 a 2013 o Senac RJ passou de 13 mil para 81 mil alunos.

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 + 14 =