As redes sociais vieram para melhorar a relação entre as pessoas desde que utilizadas com sabedoria, principalmente quando voltadas ao grupo de moradores dos condomínios.
No Top Village, um residencial de três torres e 156 unidades, buscamos promover eventos sociais para os moradores visando melhorar a relação de vizinhança, a convivência e a interação entre todos.
E as redes sociais têm nos ajudado nesta conquista. Tudo começou em 2016, quando realizamos um café da tarde com bingo para as moradoras. O encontro foi um sucesso, novas amizades nasceram e sentimos a necessidade de continuarmos nos comunicando. Houve aí a sugestão por uma das participantes de criarmos um grupo de WhatsApp, que, imediatamente, teve adesão de todas. Mas, como tudo em condomínio funciona através de regras, procuramos criar normas simples e práticas para o grupo recém-formado.
De início, estabelecemos que não haveria postagens para reclamações, uma vez que os canais oficiais do condomínio são o Livro de Ocorrências e o endereçamento via e-mail. Esta e outras regras são relembradas sempre às participantes, principalmente na chegada de novos membros. Se identificamos postagens não adequadas, imediatamente as neutralizamos junto à moradora que as postou e corrigimos a informação. Como síndica, sou uma das quatro administradoras do grupo responsável por excluir ex-moradoras e esclarecer dúvidas sobre os processos do condomínio.
O grupo de WhatsApp tem sido muito útil para a troca de informações, compartilhamento de contatos, indicações de profissionais de serviços, informações sobre eventos na região, trânsito e outros temas. Inclusive, descobrimos vários talentos dentro do grupo.
Também no Facebook criamos um grupo fechado, somente para mulheres, para divulgarmos os eventos e conteúdo, além de armazenar nossas fotos. A mensagem de adesão e boas-vindas a este grupo deixa bem claras as intenções e regras de participação:
“Sejam bem-vindas ao grupo do Facebook – Mulheres Top Village. Usaremos esta página para organizar e promover eventos, encontros e passeios. Também divulgaremos notícias e eventos da região, além de campanhas realizadas pelo Condomínio Top Village. Nesta página só teremos membros moradoras e trata-se de um grupo fechado sem adesões externas. Cada membro poderá compartilhar o seu talento com o grupo e adicionar outras moradoras.”
Através dessas duas experiências com rede sociais, conseguimos aumentar o número de eventos. As próprias moradoras decidiram criar uma comissão para esses encontros, reunindo uma representante de cada torre. A comissão possui hoje calendário anual dos eventos e um catálogo de vários fornecedores especializados em festas.
Posso dizer, portanto, que as redes sociais resultaram na concretização de pelo menos dois dos objetivos da minha gestão:
1) Melhorar a convivência entre os moradores, e;
2) Realizar pelo menos quatro eventos sociais no ano. Em 2017 superamos a meta, com a promoção do Carnaval, da Festa Junina, da Festa de Outubro para as Crianças, da Noite da Pizza e do Natal, todos organizados pela Comissão de Eventos.
E em 2018, especificamente neste mês de maio, estamos promovendo três dias de atividades relacionadas à Saúde & Beleza, em comemoração ao Dia das Mães. Convidamos profissionais das áreas da saúde (nutricionista, personal trainer e psicóloga) e beleza (cabelereiras, manicure, podóloga, massoterapeuta e design de sobrancelhas) para realizar palestras às moradoras. Tudo organizado, convocado, divulgado e bem repercutido por meio dessas duas iniciativas do condomínio com as redes sociais.
Matéria publicada na edição – 234 – maio/2018 da Revista Direcional Condomínios
Não reproduza o conteúdo sem autorização do Grupo Direcional. Este site está protegido pela Lei de Direitos Autorais. (Lei 9610 de 19/02/1998), sua reprodução total ou parcial é proibida nos termos da Lei.