A demanda pela modernização do salão de festas tem crescido, aponta a arquiteta Guiomar Leitão, defendendo que eles passem por uma espécie de retrofit, mas sempre sob aprovação da assembleia de condôminos (por um quórum de dois terços) e atendimento às normas de acessibilidade.
“O edifício que investe para tornar esse ambiente mais confortável – com TV, móveis contemporâneos, integração da ´copinha’ ao salão -, e estabelece regras para o seu uso, só tem a ganhar”, comenta Guiomar. A arquiteta refere-se aos benefícios de conforto e também à receita extra que o uso mais intenso desses espaços poderá gerar ao condomínio. Uma televisão com tela grande, exemplifica, poderá estimular reuniões para se assistir aos jogos da Copa em 2014.
“As obras valorizam o prédio”, afirma, por sua vez, André Luiz Paiva Pereira, síndico em terceiro mandato do Condomínio Edifício The Flowers. O empreendimento, com 32 apartamentos, fica no Real Parque, região do Morumbi, Zona Sul de São Paulo. Ali, o que se buscou foi modernizar o salão concebido há 18 anos e composto por sala, cozinha e dois banheiros. “O mobiliário era antigo, muito rococó”, justifica. Sua modernização incluiu pintura e tapetes novos; troca da forração dos sofás, com revestimento que facilitasse a limpeza; e equipamentos como micro-ondas, freezer e filtro de água para a cozinha. O espaço tornou-se bastante adequado para as festas de confraternização de final de ano que André promove no condomínio desde a sua estreia como síndico.
No Condomínio Splendor Tatuapé, inaugurado há cinco anos no bairro que lhe empresta o nome, na zona Leste da cidade, a intervenção no salão, finalizada em junho último, visava proporcionar mais conforto e aconchego para os moradores dos 108 apartamentos. Entre as obras, o síndico Aroldo Trevisan destaca sua integração à churrasqueira, através de uma cobertura, o que permitirá o uso dos espaços mesmo em dias frios e chuvosos. Houve ainda a instalação de uma TV e um DVD. Aroldo comenta que a utilização do local é mais frequente nos finais de semana, para aniversários e confraternizações.
E no Condomínio Morada do Parque, no bairro Jaguaré, zona Noroeste de São Paulo, o salão de festas passou por benfeitorias para atender aos moradores de seus 320 apartamentos. Composto de recepção, cozinha, dois banheiros e dois anexos para depósito, o ambiente ganhou pintura nova, equipamentos para a cozinha, TV 3D e vedação do rodapé na parte externa, afirma a síndica Anita Bizarro. Atualmente, além de ser utilizado pelos moradores, o espaço abriga eventos fixos do condomínio (como festa junina e Dia da Criança) e, nas manhãs de segunda a sábado, recebe os serviços de uma padaria da região.
Matéria publicada na Edição 182 da Revista Direcional Condomínios.