Santana, Mandaqui & Tucuruvi: “Habitat” privilegiado de São Paulo

A síndica Valquíria Giroto de França tem da janela de seu apartamento uma das vistas mais privilegiadas de São Paulo: o Parque Estadual Alberto Löfgren, botânico sueco que criou a área em 1896, até há pouco tempo denominada Horto Florestal. “Resido na zona Norte há 25 anos, uma região ímpar. O Horto, um parque relativamente pequeno, ao se fundir com a Serra da Cantareira, torna-se uma só área. Morar quase dentro do parque nos possibilita um ar mais puro, fazer caminhadas com segurança, passeios com as crianças, trilhas pela parte externa – como a da Pedra Grande, que oferece vista quase total da cidade.”

Proveniente da zona Leste, Valquíria destaca duas das principais características do Norte: o verde e o jeito interiorano. Lamenta, porém, o trânsito atual e a distância com áreas de maior concentração de empregos; algo que talvez a faça mudar-se novamente, desta vez em direção à Oeste. Para a síndica Agnes da Silva André, que morava também pertinho do Horto, a mudança não foi tão radical. Há 15 anos ela vive em um condomínio na porção mais central de Santana, ao lado da estação do Metrô, de comércio, serviços e escolas. Outra moradora antiga da região, também proveniente da zona Leste, a ex-síndica Cybele Belschansky anota que a calma tipicamente interiorana desses bairros vem sendo substituída por um processo desorganizado de verticalização, o que a faz repensar o bairro que escolheu para viver.

Já a Profa. Rosely Benevides Schwartz é nativa da região e preferiu ficar em Santana, mesmo com o marido trabalhando na zona Sul. “Aqui o ar é mais fresco, tem mais ventilação e iluminação, um clima mais próximo do temperado”, descreve. Ela reconhece que Santana adquiriu feição de metrópole, anda congestionada, mas arremata: “Adoro esse lugar, tomo sol dentro de casa!” Por ora, nem pensar em se mudar.

Matéria publicada na edição – 203 de jul/2015 da Revista Direcional Condomínios

Não reproduza o conteúdo sem autorização do Grupo Direcional. Este site está protegido pela Lei de Direitos Autorais. (Lei 9610 de 19/02/1998), sua reprodução total ou parcial é proibida nos termos da Lei.

Autor

  • Diego

    Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book. It has survived not only five centuries, but also the leap into electronic typesetting, remaining essentially unchanged. It was popularised in the 1960s with the release of Letraset sheets containing Lorem Ipsum passages, and more recently with desktop publishing