Entenda quais são as responsabilidades das distribuidoras de gás, condomínios e moradores.
Moradores de condomínios que utilizam o abastecimento por centrais de GLP devem estar atentos às questões de segurança. A Liquigás Distribuidora, empresa do Sistema Petrobras que atende a mais de 46.000 clientes em condomínios por meio do Sistema de Medição Individualizada, explica quais são as responsabilidades da distribuidora de gás, dos condomínios e dos próprios moradores visando à segurança.
Instalação e manutenção da central: responsabilidade da distribuidora
O condomínio que deseja contratar o serviço de abastecimento GLP da Liquigás recebe uma visita técnica de consultores da área granel, sem custo, para avaliar o local indicado e as condições para a instalação da central de GLP. O técnico identifica se as condições e o espaço disponível para a instalação atendem às normas de segurança ou se é necessário fazer algum tipo de intervenção ou adequação.
Uma vez instalada a central de GLP a granel da Liquigás, são realizadas visitas técnicas programadas para manutenção preventiva e vistoria das condições da central de gás, sendo que a periodicidade varia de acordo com o tipo da instalação. Tudo isso é realizado sem custo adicional para o condomínio. No caso de manutenção corretiva solicitada pelo cliente nas áreas e equipamentos que compõem a central de GLP, a Liquigás também não cobra pela visita.
O condomínio que contrata o abastecimento a granel da Liquigás conta ainda com um sistema de atendimento ao cliente (SAC) para correções de problemas na central de gás em regime de 24 horas por dia durante os sete dias da semana em todo o Brasil.
Condomínio e moradores também têm responsabilidades
Para levar o gás até os apartamentos (ou casas, no caso de condomínios horizontais), a central de gás – de responsabilidade da distribuidora – é conectada à rede de distribuição do próprio condomínio – a chamada prumada, que é a tubulação que faz o transporte do GLP até cada unidade. A responsabilidade pela prumada é do condomínio, que deve contratar mão de obra especializada para sua instalação, liberação e manutenção.
Aos moradores, cabe a responsabilidade sobre os equipamentos que se encontram dentro dos apartamentos, como é o caso de fogões e aquecedores de água. É importante que cada imóvel realize o acompanhamento das condições de funcionamento destes equipamentos por meio de manutenção periódica, que deve ser feita por empresas especializadas.
A inspeção técnica do sistema de gás do condomínio é obrigatória apenas quando o local está renovando o seu Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Nesse momento, o Corpo de Bombeiros pede um laudo explicitando que as instalações estão de acordo com a NBR 15.526/2012, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Em alguns Estados, a corporação também solicita o laudo técnico de cumprimento da NBR 13.523/2008 da ABNT.
O condomínio também tem de permitir o adequado trabalho da distribuidora. Nas visitas de manutenção, é primordial que se permita o acesso dos funcionários da Companhia, ou seu representante técnico. Isso vale sobretudo, em casos de manutenção corretiva que, a depender da situação emergencial, pode ocorrer em horários pouco adequados (como finais de semana ou no período noturno).
Caso a distribuidora seja impedida de acessar a central de gás e haja suspeita de algum risco à segurança da unidade central, a empresa pode buscar auxílio junto aos órgãos competentes de atuação (como o Corpo de Bombeiros) para permitir sua entrada de maneira legal, já que se trata de uma importante questão de segurança.
Medição Individualizada
A Liquigás possui soluções para tornar ainda melhor o abastecimento de GLP nos condomínios, como é o caso da Medição Individualizada. Esse sistema assegura ao cliente o pagamento da conta com valor correspondente ao que foi consumido na própria residência, sem que tenha que arcar com custos de outros condôminos que consomem mais gás ou mesmo inadimplentes. Isso possibilita que o cliente que consome pouco gás pague o preço justo pelo serviço. O sistema também tem como diferencial a emissão da conta de gás individual da unidade no ato da leitura do consumo. Todas as cobranças (inclusive a dos inadimplentes) são feitas pela própria Liquigás (deixando de ser responsabilidade do síndico), por meio de contas individuais destinadas a cada unidade do condomínio.
A Liquigás disponibiliza esse sistema nos estados da Bahia, Minas Gerais, Santa Catarina, Goiás, Rio Grande do Norte, Pernambuco, São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Espirito Santo e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal.
Dicas importantes
• Jamais passe a mangueira por trás do fogão. Se for necessário, chame profissionais credenciados pelo fabricante do fogão para alterar a posição de entrada de gás.
• Não instale o fogão onde há corrente de ar que possa apagar a chama e causar vazamento de gás.
• Atentar-se ao prazo de validade da mangueira e regulador de pressão do GLP, que é de cinco anos.
• Realizar a manutenção periódica dos equipamentos (fogão, forno, aquecedor etc.), utilizando mão de obra especializada.
• Após instalar a mangueira no fogão, faça o teste de vazamento, passando espuma de sabão ao redor das conexões da mangueira e do fogão e/ou aquecedor.
• Se surgirem bolhas, repita a operação de instalação. Se o vazamento continuar, feche a válvula de entrada do gás, desconecte a mangueira e solicite a ajuda de um profissional qualificado para sistemas de gás, pois pode haver a necessidade de troca de algum componente.
• Acenda sempre primeiro a ignição (fósforo, se for o caso) e somente depois libere o GLP no bocal ou forno.
Sobre a Liquigás
A Liquigás, uma empresa do Sistema Petrobras, é líder no mercado de botijões de gás de até 13 kg e uma das maiores distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) do Brasil. Fornece gás para uso doméstico e industrial em embalagens de 8, 13, 20 e 45 kg, atendendo mensalmente em torno de 8 milhões de residências, por meio de uma rede de aproximadamente 5.000 revendedores. No segmento de GLP a granel, oferece produtos e serviços para diversos setores, como comércio, indústria, agronegócios e condomínios, atendendo a mais de 46.000 clientes no Sistema de Medição Individualizada e por volta de 23.000 nos diversos segmentos da economia brasileira, totalizando quase 35.000 instalações. A empresa conta atualmente com cerca de 3.300 funcionários e investe constantemente em tecnologia e inovações para garantir ao consumidor final um produto de qualidade, com segurança e responsabilidade social e ambiental.