Subsíndica do Edifício Marina, na Vila Mariana, zona sul, Mari Ester Golin é designer especialista em projetos e gerenciamento de obras condominiais e reconhece a relevância da serralheria para além da construção civil, passando por várias segmentações – como peças de design criadas por ela, e propondo soluções na revitalização dos prédios. “Existem serralherias de todos os segmentos, mas o que eu percebo é que a profissão de serralheiro está cada vez mais restrita. Não é fácil encontrar quem conheça sobre matéria-prima e acabamentos”, constata. Quando atuava como síndica orgânica no Marina, se deu a reforma da antiga casa do zelador a fim de que o imóvel pudesse ser alugado e rendesse um dinheiro extra ao condomínio. O projeto, assinado por um colega da designer, previu o fechamento de uma área elevada, dando vez a janelas superiores, do tipo basculante, estratégia para preservar a privacidade do futuro ocupante da casa do andar térreo. Para executá-las, o condomínio recorreu aos serviços de serralheria, que as fabricou em alumínio, sob medida.
“Antes de contratar obras de serralheria, recomendo verificar se a empresa possui experiência comprovada em anos de atuação, quais são os clientes que ela atende, qual o prazo oferecido de garantia pelo serviço prestado e se trabalha de acordo com normas técnicas, como em adequações ao AVCB.”
(Joel Silva Melo, sócio-administrador, Metallon Serralheria)
A designer Mari Ester Golin idealizou a nova casa do zelador, com janelas superiores em alumínio, e a churrasqueira estruturada com metalon, para condomínio em Moema - ver imagens dos ambientes no alto da página à esquerda.
Hoje, Mari está às voltas com o retrofit geral das áreas comuns do condomínio Colinas de Callahonda, em Moema, zona sul, e a serralheria tem papel de destaque no projeto que ela assina. É o caso da nova casa do zelador, que está sendo erguida em outro local da edificação, uma vez que a antiga será demolida para ceder espaço à ampliação do salão de festas. A casa terá janelas em altura elevada, do tipo basculante, com alumínio preto, conforme padrão do empreendimento. “O zelador mora no condomínio há dez anos, mas mal conseguia abrir a janela dele porque dava para uma área de passagem. Fiz questão de ir à serralheria encomendar uma janela basculante bem bonita para a cozinha e sala dessa nova casa”, fala a designer.
Já na área da churrasqueira, também a serralheria se faz presente, toda estruturada com metalon. “O metalon é aço-carbono, um material pesado, resistente e mais em conta que o alumínio. Com pintura eletrostática, tem ótima durabilidade”, explica Mari.
“O alumínio é um tipo de metal que não enferruja e confere alta durabilidade aos produtos. Em condomínios, a janela de alumínio acústica, sob medida, é um exemplo de sua utilização no sentido de promover, junto com o vidro, silêncio e conforto em ambientes internos.”
(Elisangela dos Santos Camargo, gerente adm. e logística, Armel Esquadrias de Alumínio)
Atualização de portões
Síndica profissional há 26 anos, Ana Josefa Severino sempre foi a favor de imprimir contemporaneidade aos condomínios de sua carteira para mantê-los atualizados e valorizados. Há um ano, quando assumiu a gestão de um edifício com 24 unidades em bairro nobre de São Caetano do Sul, ficou satisfeita ao saber que o portão de ferro de acesso à rua e o de acesso à torre, ambos com grade pintada de branco, logo seriam substituídos por versões de vidro com perfil de alumínio, em branco. “Além do formato desatualizado, a pintura estava bem feia. Muitos condomínios da cidade já haviam migrado para o vidro, que dá mais leveza”, comenta.
Após a troca dos portões, foi instalado um locker na eclusa, o que demandou novo chamado à serralheria. “Tivemos que aumentar a altura do portão para que não respingasse água no armário durante uma chuva com vento”, conta. A serralheria ainda entrou em cena mais uma vez, para instalar coberturas de vidro nos dois portões, uma proteção das intempéries para moradores, visitantes e entregadores. “As coberturas de vidro são importantes para proteção das pessoas e transmitem a ideia de serviço bem-acabado”.
Novos portões de prédio em São Caetano do Sul; visual mais clean na opinião da síndica Ana Josefa Severino
“Na serralheira, como opção para a confecção de portões automáticos para condomínios, o aço 100% galvanizado cumpre muito bem seu papel, trazendo segurança e tranquilidade aos moradores e síndicos, além de proporcionar uma gama de modelos e estilos para melhor harmonização de sua fachada.” (Márcio Braga, sócio-diretor, Bragametal)
Matéria publicada na edição 303 ago/24 da Revista Direcional Condomínios
Não reproduza o conteúdo sem autorização do Grupo Direcional. Este site está protegido pela Lei de Direitos Autorais. (Lei 9610 de 19/02/1998), sua reprodução total ou parcial é proibida nos termos da Lei.
Autor
-
Jornalista apaixonada desde sempre por revistas, por gente, pelas boas histórias, e, nos últimos anos, seduzida pelo instigante universo condominial.