Síndica realiza levantamento patrimonial do condomínio

A síndica orgânica Regina Nagamine conseguiu fotografar e listar quase 700 itens entre os bens móveis e as instalações técnicas do Condomínio Helbor Spazio Club, na Vila Mariana, zona sul de São Paulo, depois de contratar uma plataforma de gestão do patrimônio e de manutenção.

Síndica Regina Nagamine

Síndica Regina Nagamine aponta um dos itens registrados (extintor de incêndio em um dos subsolos do prédio) (Foto Rosali Figueiredo)

O esquadrinhamento envolveu áreas internas e externas, desde o topo do prédio ao subsolo, incluindo casa de máquinas de elevadores, barrilete, câmeras, extintores, bombas, entre muitos outros. Boa parte está identificada com um número de patrimônio e QR-Code, os quais possibilitam acessar dados como nota fiscal, prazo de garantia e programação de manutenção (conforme a periodicidade, obrigatoriedade etc.).

“Esta plataforma permite demonstrar de forma simples que o condomínio está em conformidade com as normas, portarias e Código Civil, além de disponibilizar um sistema de cotações e o usuário consegue ter uma visão dos itens por criticidade (baixo, médio ou alta) de todos os itens prediais”, explica.  Segundo Regina, o objetivo é manter tudo documentado para melhor organizar a gestão, inclusive as futuras, garantindo-se, por exemplo, que os serviços de manutenção preventiva sejam contratados e realizados no prazo certo, já que a corretiva pode ser pelo menos cinco vezes mais cara.  


Matéria publicada na edição – 271 – set/2021 da Revista Direcional Condomínios

Não reproduza o conteúdo sem autorização do Grupo Direcional. Este site está protegido pela Lei de Direitos Autorais. (Lei 9610 de 19/02/1998), sua reprodução total ou parcial é proibida nos termos da Lei.

Autor