Síndico deve dar atenção ao dimensionamento do Grupo Moto Gerador (GMG)

Construído em princípios dos anos 70 na Zona Oeste de São Paulo, o condomínio em que vive o síndico João Bosco dos Santos foi entregue com algumas novidades para a época, como o número de pavimentos (25 andares, então incomum) e a instalação de um gerador para abastecer a rede elétrica das áreas comuns em caso de queda de energia.

Com torre única e 50 unidades de pouco mais de 150 m2, a edificação, no entanto, acabou tendo que substituir o equipamento. “Era um gerador romeno, robusto e barulhento, a vizinhança começou a reclamar”, afirma o gestor. Em 2016 foi realizada a troca. “O novo é todo blindado em área construída para ele, possui 85 KVAs e atende aos elevadores (dois), bombas, iluminação e portaria.” O novo equipamento está acondicionado em um cômodo próprio, com porta corta-fogo, extintor e ventilação, nos fundos do condomínio (o terreno é isolado e abaixo do nível das áreas de circulação; foto abaixo).

Para o síndico profissional Luiz Leitão da Cunha, ao providenciar a instalação de um gerador, é fundamental que o gestor exija a medição da potência do equipamento em comparação com a do prédio. Recentemente, ele teve problemas com um fornecedor, que realizou essa medição com os elevadores sem carga. Quando o gerador já estava em operação, num momento de queda de energia no bairro, dois condôminos ficaram presos em um dos elevadores.

“Como a situação se repetiu, acionei o fabricante, a empresa instaladora e a mantenedora dos elevadores. Feitos os testes, descobriu-se que a tensão da rede da concessionária (242 volts) era muito superior à do gerador (212 volts), sendo que o fabricante havia medido a tensão quando dos estudos de dimensionamento do equipamento. A solução encontrada foi solicitar ao fabricante que elevasse a tensão do gerador, igualando-a à da concessionária.” O síndico enfrentou outros problemas com as instalações do gerador, uma delas trazendo riscos de acidente aos funcionários.

Auditor Ivo Cairrão

Matéria publicada na edição – 242 – fevereiro/2019 da Revista Direcional Condomínios

Não reproduza o conteúdo sem autorização do Grupo Direcional. Este site está protegido pela Lei de Direitos Autorais. (Lei 9610 de 19/02/1998), sua reprodução total ou parcial é proibida nos termos da Lei.

Autor

  • Diego

    Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book. It has survived not only five centuries, but also the leap into electronic typesetting, remaining essentially unchanged. It was popularised in the 1960s with the release of Letraset sheets containing Lorem Ipsum passages, and more recently with desktop publishing