Síndico, oriente os condôminos (2): A Internet das Coisas (IoT) e a eletricidade

“O que isto tem a ver com a eletricidade? A resposta é: TUDO, ou seja, toda a tecnologia embarcada nestes equipamentos que facilitam sua vida tem uma necessidade, a energia elétrica. E esta energia tem que ser de qualidade para que tudo funcione corretamente.”

Você certamente já ouviu falar do temo Internet das Coisas, que é simbolizado pela sigla IoT, abreviatura do termo em inglês (Internet of Things). A Internet das Coisas é uma tendência mundial para usar um sistema integrado com outros sistemas, trocando informações e ofertando conforto, segurança e qualidade de vida a todos através de análise de milhões de dados. Em resumo, é uma tendência que está cada vez mais perto e ao alcance de todos e, portanto, não tem retorno.

Mas o que isto tem a ver com a eletricidade? A resposta é: TUDO, ou seja, toda a tecnologia embarcada nestes equipamentos que facilitam sua vida tem uma necessidade, a energia elétrica. E esta energia tem que ser de qualidade para que tudo funcione corretamente. Imagine sua Smart TV conversando com seu celular, que por sua vez está integrado com seu tablet ou notebook, mas, de repente, a sua energia elétrica é desligada. O que você vai fazer? O seu tablet tem bateria para algumas horas, assim como seu Notebook, mas sua TV não. Além disso, as baterias são finitas e, dependendo do tempo, acabam, daí adeus conforto, segurança e qualidade de vida. Bom, espero ter conseguido chamar a atenção para esta importância, e dentro deste tema tem outra necessidade.

Para que a energia chegue até você uma infraestrutura é necessária e, no caso da elétrica, há uma instalação que leva a energia da fonte geradora até a sua tomada. Porém, antes de chegar até você, esta energia deve passar por dispositivos de proteção como Disjuntores, fusíveis, DR´s, DPS etc. Esta infraestrutura precisa ter manutenção frequente para que continue a oferecer o seu conforto. Mas, não menos importante é a segurança, não do ponto de vista patrimonial, mas a do uso da eletricidade.

É necessária uma verificação da instalação elétrica de seu prédio ou imóvel privativo pelo menos a cada cinco ( 5) anos para avaliar a condição desta infraestrutura e de seus componentes, bem como para observar se não houve atualizações que devem ser incorporadas a todo o sistema. A verificação deve ser feita com base em uma norma técnica, que no caso da instalação predial é a norma ABNT NBR 5.410/2004, e por profissional habilitado. No capítulo 7 desta norma há os requisitos para uma verificação da instalação elétrica e, a partir dele e do cenário que se apresentar, você deve atualizar sua instalação e sanar quaisquer problemas.

O recado que fica aqui é que você precisa cuidar da sua instalação elétrica para estar no futuro.


Não reproduza o conteúdo sem autorização do Grupo Direcional. Este site está protegido pela Lei de Direitos Autorais. (Lei 9610 de 19/02/1998), sua reprodução total ou parcial é proibida nos termos da Lei.

Autor

  • Edson Martinho

    Engenheiro Eletricista, é diretor-executivo da Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade). Escreveu e publicou o livro "Distúrbios da Energia Elétrica" (Editora Érica, 2009).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × quatro =