Guia mostra como evitar a contaminação no canteiro de obras, nos trajetos e em casa
O SindusCon-SP acaba de lançar o Guia do Trabalhador da Construção “Prevenindo a Contaminação no Canteiro de Obras, nos Trajetos e em Casa”. Elaborada com informações dos médicos, dentistas, engenheiros de segurança e nutricionistas do Seconci-SP (Serviço Social da Construção), a publicação eletrônica tem o objetivo de ajudar os trabalhadores da construção e seus familiares a preservarem sua saúde, na atual pandemia ocasionada pelo novo coronavírus.
“Sistematizamos em um único guia as informações mais relevantes para o trabalhador, de modo que ele possa preservar sua saúde e a de seus familiares. Com isso, o SindusCon-SP presta mais um serviço para que as empresas associadas sigam desenvolvendo suas atividades com os devidos cuidados na atual pandemia”, afirma o presidente do SindusCon-SP, Odair Senra.
O guia pode ser baixado pelas empresas e reproduzido aos seus trabalhadores e familiares, e servir de material para os Diálogos Diários de Segurança (DDS) dos técnicos de segurança.
Em linguagem simples e direta, a publicação explica a doença e seus sintomas; especifica os cuidados a serem tomados ao chegar no canteiro de obras e durante a jornada de trabalho; detalha como deve ser feita a higienização de cada Equipamento de Proteção Individual; e mostra os cuidados com uso de máscaras de proteção facial nos canteiros e nos trajetos de ida e volta para casa.
O guia também dá o passo a passo a ser executado pelo trabalhador com suas roupas, máscara, mochila e calçados, quando retorna do trabalho, e como ele deve proceder ao receber compras em casa.
Há ainda recomendações sobre como preservar a saúde mental na presente pandemia, os cuidados com a saúde bucal e as recomendações para uma alimentação saudável com vistas a reforçar a imunidade a outras doenças.
Para elucidar dúvidas, a publicação ainda disponibiliza o Disque Coronavírus do Seconci-SP (11 4210-0222).